São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

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Mitsubishi lançará seu 1º jipe 4x2

Com perfil para rodar no asfalto, ASX oferece sistema 4x4 como item opcional de segurança

Tração integral garante maior estabilidade em curvas, mas tração dianteira é mais barata para deter sul-coreanos

Divulgação
Em curvas, ASX usa tração 4x4 na versão topo de linha para manter a aderência das rodas na pista molhada de Hokkaido

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO

No Japão, onde modernidade e tradição são indissociáveis, a Mitsubishi muda a estratégia para crescer.
O ASX, que será lançado no Salão de São Paulo na próxima semana, é o primeiro jipinho da marca com opção de tração 4x2 no Brasil.
O "crossover" começará a ser vendido no país em novembro e custará de R$ 80 mil (4x2 com câmbio manual) a R$ 100 mil (4x4 com câmbio automático).
Mais barata, a tração dianteira (4x2) é uma arma contra os sul-coreanos, como Hyundai ix35 e Kia Sportage, que também estarão no salão.
Mesmo assim, a montadora prevê que 50% das 700 unidades do ASX que planeja vender por mês serão da versão automática com 4x4.
"O ASX atua em contexto mais urbano, priorizando o 4x4 como um dispositivo de segurança", afirma Flávia Molina, diretora de marketing da Mitsubishi.
Na prática, a redistribuição eletrônica da força nas rodas de maneira inteligente garante estabilidade em terrenos de baixa aderência.
"Seja na lama, em ruas molhadas de chuva ou mesmo com neve", explica Reinaldo Muratori, gerente de engenharia da Mitsubishi.
A passagem de um tufão ao norte da ilha de Hokkaido trouxe a chuva necessária para o teste. Nas pistas do campo de provas de Tokachi, o ASX foi firme em manobras bruscas feitas pela reportagem da Folha e mais ainda pelo bicampeão do rali Paris-Dacar, Hiroshi Masuoka.
Com o 4x4, o modelo fica 65 kg mais pesado e com maior arrasto nas rodas. "Os modelos 4x4 costumam consumir mais combustível e andar menos", avalia o professor de engenharia automotiva da FEI Ricardo Bock.
O ASX compensa com alumínio, chapas de aço delgado e o motor 2.0 (160 cv).


O jornalista viajou a convite da Mitsubishi, que cedeu o ASX para avaliação


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