São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

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CARTAS

Informações do Tipo 1.6
""Quero informações sobre o desempenho do Fiat Tipo 1.6 i.e., ano 95. Tenho R$ 8.000 e gostaria de saber se é a melhor indicação de compra e quais os melhores lugares para adquiri-lo."
Robson Tiego Caruzzo
(São Paulo, SP)

Resposta - A carta do leitor foi encaminhada à Fiat, mas a montadora não respondeu. O Tipo começou a ser importado para o Brasil em agosto de 93, inicialmente na versão 1.6 i.e. de duas portas, com motor de 1.580 cm3 de cilindrada, injeção eletrônica singlepoint e 82 cv (cavalos). O modelo teve um ótimo desempenho inicial de vendas, devido ao custo/benefício. Em dezembro de 93 foi iniciada a importação da versão 1.6 i.e. Em novembro de 95, foi encerrada a produção do Tipo na Itália, para dar lugar à linha Bravo e Brava. A linha de produção foi transferida para o Brasil, e as três opções de motorização existentes (todas importadas da Itália) foram substituídas pela 1.6 MPI nacional, que desenvolvia 92 cv e equipava o Uno 1.6 R MPI. Todas as opções de compra são válidas, desde que um mecânico de confiança avalie o carro antes.

Meriva sem peças...
"Comprei uma Meriva, no dia 7 de outubro, na concessionária Autogerais. No dia 11, como conseqüência do atropelamento de um animal na estrada, tive o radiador avariado, dentre outros componentes. Hoje faz uma semana que o veículo está parado na agência por falta de peças. A informação que recebo é: "Estamos providenciando". Estou tremendamente arrependido de ter adquirido esse veículo. É inconcebível que a General Motors esteja comercializando um produto que não disponha de peças de reposição."
Giovanni Serra (Itajubá, MG)

Resposta - A General Motors informou que o veículo foi reparado e entregue ao cliente.

Réplica - O leitor disse à Folha que o veículo foi reparado após duas semanas na revenda.

...e Silverado também
""Gostaria de mostrar a minha total decepção para adquirir o painel externo do teto para a minha picape Silverado. O pedido foi feito à fábrica pela concessionária Anhembi, mas a General Motors não deu previsão de entrega. Faz quase 70 dias que aguardo providências para a resolução do problema. Apesar de diariamente cobrar soluções, não tenho previsão de conserto."
Denis Gatti Dardim
(São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors disse que despachou a peça no dia 17 de outubro à concessionária Ver. Segundo a montadora, o componente foi entregue ao cliente no dia 21 de outubro.

Celta com trepidação
""Já faz um bom tempo que venho tendo problemas com meu Celta 1.0, modelo 2001. O carro é movido a gasolina e, toda vez que vou dar a partida, devo segurar a chave por pelo menos dez segundos até que o motor funcione, com trepidações."
Luiz Eduardo Pereda
(São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors disse que fez contato com o cliente e solicitou que o carro fosse encaminhado a uma autorizada para solução do inconveniente, o que ainda não ocorreu.




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