São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

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ESPORTIVO

Idade é o que pesa contra o hatchback médio, que custa R$ 58.792 VW Golf GTI

VW Golf GTI ganha 30 cv e mais itens de conforto

DA REDAÇÃO

O Golf GTI ganhou mais potência e itens de conforto -estes últimos para atrair um público que não abre mão de "descansar" mesmo quando está em um modelo de alta performance.
Em vez dos 150 cv (cavalos), o hatchback médio da Volkswagen recebeu o mesmo motor turbinado de 180 cv que equipa o Audi A3 turbo. O câmbio da unidade avaliada pela Folha é o Tiptronic também presente no carro da marca das quatro argolas. Aliás, os dois são feitos na mesma fábrica, em São José dos Pinhais (PR).
Basta ver as luzinhas no painel para ter uma noção da quantidade de equipamentos eletrônicos que ajudam a controlar esse "foguete": além do indispensável ABS (sistema antitravamento), há EBD (distribuidor eletrônico de pressão nos freios), ASR (sistema que impede a patinação das rodas), EDL (bloqueador eletrônico do diferencial) e ESP (programa eletrônico de estabilidade).
Este último pode ser desativado em um botão no painel, caso o motorista seja habilitado a controlar o esportivo "no braço" em situações críticas. Essa parafernália (a maior parte dos componentes é importada) é responsável pelo preço da versão, R$ 58.792.
Além da potência, é bem elevado o torque (força) do motor -24 kgfm, três vezes o de um "popular", alcançados a baixas 1.950 rpm (rotações por minuto).
Informações da montadora dão conta de que a aceleração de 0 a 100 km/h da versão é realizada em 8,2 segundos (com transmissão manual, é de 7,8s). A velocidade chega a 205 km/h. Como era de esperar, o modelo "bebe" bastante: roda só 7,5 quilômetros com um litro de gasolina na cidade. Na estrada, faz 14,7 km/l.

Contradição e desenho
Entre os itens que contrariam a condição de esportivo, estão as quatro portas, o controlador de velocidade e o sensor de chuva (o limpador se move de acordo com a intensidade com que a água cai).
Vem ainda com computador de bordo que fornece dados como consumo instantâneo, velocidade média e tempo de duração de uma viagem, entre outros. Mais simples, porém não menos importantes, são os porta-copos embutidos no painel e um porta-óculos à esquerda do motorista.
O que depõe contra o Golf é a idade do projeto. Já faz quatro anos que o carro começou a ser importado com esse mesmo desenho. Em 1999 começaria a ser fabricado aqui. (LUÍS PEREZ)


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