|
Próximo Texto | Índice
Em três tempos
Com projetos diferentes, Civic, Corolla e Jetta geram mais competição entre sedãs
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
Tempo, segundo o dicionário
"Aurélio", é, para o homem, a
noção de presente, passado e
futuro. Exatamente o que separa o Volkswagen Jetta, o Toyota
Corolla S e o Honda Civic Flex.
O Corolla, mesmo equipado
com saias e "spoilers" nas 1.350
unidades da série S, é o símbolo
do ontem. O projeto data de
2001 e, só no Brasil, já acumula
quatro intocáveis anos.
De janeiro a novembro, foram vendidos 31.740 Corolla,
3.184 a mais que o segundo colocado, o Chevrolet Vectra. O
Civic -com média de 3.000
unidades por mês- e o Jetta
-ainda figurante na disputa-
ficam de fora do acumulado do
ano: foram lançados em abril e
setembro, respectivamente.
Mas qual será o segredo do
sucesso do Corolla? Muitos dizem que é a honestidade. Nem
mesmo pão quente vende bem
se prometer mais do que pode
cumprir. Além de sucessivas
promoções, o Toyota tem fama
de resistente e apresenta o melhor consumo: faz 16,5 km/l na
estrada, segundo o teste Folha-Mauá. Méritos do conjunto
motor/câmbio e do peso pena.
São 1.170 kg, contra 1.260 kg do
Civic e 1.462 kg do Jetta.
O Jetta é um beberrão contumaz (não passou de 7,7 km/l
na cidade). Apresentado há
quase dois anos no Salão de Detroit, o carro é o próprio sedã
do presente e deriva do Golf
europeu -o brasileiro ainda
amarga a quarta geração.
Por dentro, o hoje se traveste
em forma de controle de estabilidade, ar-condicionado com
ajuste independente para motorista e passageiro, oito airbags e dez alto-falantes. Alguns
itens faltam até no Honda Accord e no Toyota Camry, o Civic e o Corolla "anabolizados".
O futuro é mesmo o Civic.
Itens como painel de instrumentos em dois níveis, trocas
manuais através de borboletas
atrás do volante e tecnologia
bicombustível inovadora ainda
estão longe de equipar o Jetta e
o Corolla. Mas, como o tempo
nem sempre é o senhor da verdade, há mais fatores que ponderam um comparativo.
Os carros foram cedidos para testes pelas montadoras
Veja os números completos dos testes Folha-Mauá
Próximo Texto: Em três tempos: Civic, Corolla e Jetta entre defeitos e qualidades Índice
|