São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peças e acessórios

Capota é acessório mais desejado por "picapeiros"

Peça pode custar três vezes mais em concessionária que em loja especializada

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em nome da estética, a capota marítima -que cobre a caçamba- é o acessório mais procurado por donos de picapes. Os fabricantes constataram que só 25% delas saem de fábrica com o acessório, mas que 85% dos motoristas que compram a picape sem a capota, a instala fora das revendas.
Marcelo Chaves, gerente da loja USCap, esclarece que a escolha deve ser definida pelo uso da caçamba. "Os modelos rentes à caçamba são usados para proteger o compartimento."
As capotas podem ser presas à carroceria por velcro, trilho de alumínio ou fivelas laterais. Há também modelos sanfonados, que usam chave para fechar a caçamba, e eletrônicos, que se fecham sozinhos.
Basicamente, o acessório é feito de dois materiais: poliéster (interior) e vinil (exterior). Se o usuário souber mantê-lo, durará, em média, quatro anos.
Para tanto, Paulo Fasavi, da loja Lopan, recomenda lavar com sabão neutro e não aplicar nenhum produto químico, como silicone. "Dobrar e desdobrar a capota corretamente e deixá-la sempre bem esticada é o segredo da sua longevidade."
O empresário Roberto Alencar trocou a capota de sua Volkswagen Saveiro 2002. "Não dá para ficar sem ela, pois protege a caçamba da chuva." Ele diz que a durabilidade foi afetada, pois sua mulher saía com a lona balançando.
"O problema é que 90% dos usuários enrolam a capota de maneira errada. A parte preta sempre tem de ficar fora", aponta o gerente da USCap.

Pesquisa
Pesquisar preços é fundamental. A capota da Chevrolet Montana custa R$ 880 na autorizada contra R$ 290 numa loja especializada. Detalhe: fornecidas pelo mesmo fabricante.
"A diferença está no intermediário. Revendemos para a fábrica, que ganha uma porcentagem para mandar para a concessionária, que aplica outra porcentagem para vender para o consumidor final", esclarece Paulo Roberto Gazani, diretor da fábrica Maxcapotas.
Ele conta que alguns modelos fornecidos para a linha de montagem podem receber uma proteção de alumínio, tornando a peça mais protegida contra oxidação. Além disso, esteticamente, ela fica mais bonita.


Texto Anterior: Focus e 307 desvalorizam 17% em 3 anos
Próximo Texto: Por que usar isso?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.