|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Peças e acessórios
Capota é acessório mais desejado por "picapeiros"
Peça pode custar três vezes mais em concessionária que em loja especializada
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Em nome da estética, a capota marítima -que cobre a caçamba- é o acessório mais procurado por donos de picapes.
Os fabricantes constataram
que só 25% delas saem de fábrica com o acessório, mas que
85% dos motoristas que compram a picape sem a capota, a
instala fora das revendas.
Marcelo Chaves, gerente da
loja USCap, esclarece que a escolha deve ser definida pelo uso
da caçamba. "Os modelos rentes à caçamba são usados para
proteger o compartimento."
As capotas podem ser presas
à carroceria por velcro, trilho
de alumínio ou fivelas laterais.
Há também modelos sanfonados, que usam chave para fechar a caçamba, e eletrônicos,
que se fecham sozinhos.
Basicamente, o acessório é
feito de dois materiais: poliéster (interior) e vinil (exterior).
Se o usuário souber mantê-lo,
durará, em média, quatro anos.
Para tanto, Paulo Fasavi, da
loja Lopan, recomenda lavar
com sabão neutro e não aplicar
nenhum produto químico, como silicone. "Dobrar e desdobrar a capota corretamente e
deixá-la sempre bem esticada é
o segredo da sua longevidade."
O empresário Roberto Alencar trocou a capota de sua
Volkswagen Saveiro 2002.
"Não dá para ficar sem ela, pois
protege a caçamba da chuva."
Ele diz que a durabilidade foi
afetada, pois sua mulher saía
com a lona balançando.
"O problema é que 90% dos
usuários enrolam a capota de
maneira errada. A parte preta
sempre tem de ficar fora",
aponta o gerente da USCap.
Pesquisa
Pesquisar preços é fundamental. A capota da Chevrolet
Montana custa R$ 880 na autorizada contra R$ 290 numa loja
especializada. Detalhe: fornecidas pelo mesmo fabricante.
"A diferença está no intermediário. Revendemos para a fábrica, que ganha uma porcentagem para mandar para a concessionária, que aplica outra
porcentagem para vender para
o consumidor final", esclarece
Paulo Roberto Gazani, diretor
da fábrica Maxcapotas.
Ele conta que alguns modelos fornecidos para a linha de
montagem podem receber uma
proteção de alumínio, tornando a peça mais protegida contra
oxidação. Além disso, esteticamente, ela fica mais bonita.
Texto Anterior: Focus e 307 desvalorizam 17% em 3 anos Próximo Texto: Por que usar isso? Índice
|