São Paulo, domingo, 18 de março de 2007

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Cartas

Revenda não transfere documentos

"Em outubro, troquei meu Brava por uma Xsara Picasso na revenda Superfor, que pertence ao grupo Itavema. Desde então, recebi uma multa do meu carro anterior e, recentemente, soube que o IPVA ainda está em meu nome. Já fiz inúmeros contatos com a revenda, e só me dão desculpas. Gostaria de saber se é política da empresa manter o carro em nome do proprietário anterior enquanto o atual leva multas."
Roberta Palermo (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "A leitora deve resolver o problema diretamente com a autorizada."

Resposta da Superfor - "Estamos providenciando a transferência, pagando todas as multas pendentes. Nesta semana, o caso será resolvido", diz Eduardo do Valle, gerente da revenda.

Réplica da leitora - "Ainda não consegui uma solução para o caso. Na minha opinião, a Ford deveria se pronunciar sobre o problema causado por uma de suas revendas."

Certificado do Fit
"Levei meu Fit, com 7.141 km, à Daitan para verificar um barulho sob o carro, arrumar o acabamento do banco do passageiro (estava solto) e desamassar o pára-choque. Ao voltar para casa, percebi que não me tinham entregado o certificado de garantia e que o espelho retrovisor do lado direito estava arranhado. Liguei para o supervisor, que prometeu verificar onde o documento estava. Mas ele pediu que voltasse à concessionária para que fosse tirado o decalque do chassi e feito o pedido de um novo certificado à Honda ."
Maria Cristina Lemos (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O problema foi solucionado."

Réplica da leitora - "Depois de muito tempo, o documento foi encontrado no veículo de test-drive."

Fox sem peças
"Procurei um Fox preto 1.0 com direção hidráulica e trio elétrico e só o encontrei na Auto Green. O dinheiro da carta de crédito que usaria como parte do pagamento demorou um mês para ser liberado, e a vendedora, sem me avisar, vendeu o carro que estava reservado para mim. Acabei ficando com outro Fox. Depois de alguns dias, o carro começou a apresentar barulhos estranhos. A revenda disse que poderia ser um problema na direção hidráulica. Liguei para a VW e solicitei o serviço de guincho. Até hoje, o carro está parado, aguardando a chegada de peças."
Fernanda Almeida (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Os problemas foram solucionados, e a cliente confirmou o conserto."

Defeito eterno
"Assim que meu Fiesta 1.6 saiu da Nova Forte, em abril de 2006, apresentou problemas nos amortecedores. Como a revenda não conseguiu saná-los, procurei a Tempo, que tampouco teve sucesso. Contatei a Ford e abri um protocolo. Foi então que pediram para colocar um amortecedor com haste mais grossa. Mas, quando voltei para casa, mesmo com outra peça, o problema continuava lá. Um técnico da revenda disse que o meu caso não é isolado e que lá há dez veículos com o problema. Todos sem solução."
Rogério Arruda (Sumaré, SP)

Resposta da Ford - "Contatamos o cliente para que seja efetuada nova análise."

Sprinter sem peça
"Quando molhada, apareciam manchas brancas na minha Sprinter. Houve um empurra-empurra entre a revenda e a fábrica e, quando a garantia estava acabando, pediram para ir a São Paulo. Quando consegui, alegaram extinta a garantia. Na volta, o veículo perdeu rendimento, e a revenda viu um defeito na válvula reguladora de pressão do turbo."
Jamil Sabbag (Bauru, SP)

Resposta da DaimlerChrysler - "O veículo foi reparado."

Réplica do leitor - "O técnico avaliou a pintura e disse que daria uma resposta, mas isso não ocorreu."


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