UOL


São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

PESQUISA

Luz de freio é a campeã

20% da frota de SP tem defeito de iluminação

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cerca de 20% dos carros que circulam na capital paulista apresentam faróis, lanternas ou luzes de freio apagados. No transporte coletivo (ônibus, microônibus e vans), a marca sobe para 30%. A pesquisa é da Cibié, que fabrica sistemas de iluminação veicular.
No caso dos automóveis, o maior defeito constatado foi em relação à luz do freio: 15% estão queimadas. Na sequência vêm as lanternas traseiras (12%), os faróis e as lanternas dianteiras (11%) e a luz de ré (4%).
Por terem maior quantidade de lâmpadas -além das tradicionais, as de iluminação do roteiro e as delimitadoras do teto, por exemplo-, 38% dos ônibus e de suas "versões" menores têm problemas de iluminação.
Apurada em três regiões de São Paulo -uma rica, uma de classe média e outra mais distante do centro-, a pesquisa pretendia avaliar o nível de manutenção preventiva da iluminação.
Além disso, a intenção era conscientizar os motoristas de que a correta identificação dos veículos melhora a segurança.


Texto Anterior: Estratégia: Audi investe 11,4 bi para atualizar carros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.