São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Índice

CARTAS

Alarme da Saveiro
"Adquiri em novembro de 2000 uma Saveiro 2.0 com todos os opcionais, entre eles o alarme. Por ser um item bastante caro, acreditava que a segurança oferecida era superior à dos outros modelos disponíveis no mercado. Mas no dia 23 de junho tive meu carro arrombado, e o toca-CDs, roubado. Forçaram a fechadura com uma chave de fenda ou ferramenta semelhante e, além de a porta destrancar, o alarme foi automaticamente desativado. Depois que a fechadura já estava danificada, fiz o teste e verifiquei que o alarme era desativado com qualquer coisa que fizesse a fechadura girar. De acordo com o manual, o alarme pode ser desativado pressionando o botão na chave ou destrancando a porta do motorista, mas eu imaginava que o sistema verificasse o código da chave."
Marcus Souto Jentzsch (Belo Horizonte, MG)

Resposta - A Volkswagen afirma que a aplicação de meios ou dispositivos mais sofisticados têm se mostrado ineficientes contra a ação dos ladrões. Segundo a montadora, o alarme tem por finalidade inibir a ação do furto, mas não o impede. A empresa diz não ter controle sobre ocorrências a que todos estão sujeitos, parados ou não no trânsito, em lugares públicos ou, como no caso do cliente, onde a ousadia do marginal superou essa inibição e danificou a fechadura do veículo e furtou o toca-CDs.

Fiesta não pode ser vendido
"Comprei um Fiesta em janeiro. Procurei a revenda Imesa e propus dar meu carro como entrada para adquirir o novo Fiesta. Eles alegaram que não aceitavam. A fábrica diz que cada concessionária tem autonomia. Consultei concessionárias de outras marcas, e todas aceitam os carros de sua fabricação como entrada para a aquisição de um novo."
Orcinilda Carioca de Paula (Manaus, AM)

Resposta - A Ford explica que cada distribuidor da marca é independente e que não tem como intervir na política de vendas.

Strada parada
"No dia 26 de abril, retirei da revenda Amazonas uma Strada Adventure. O carro saiu de fábrica com sua estrutura avariada, comprometendo a segurança dos ocupantes. Ele já ficou mais de 44 dias parado em autorizadas, e o problema ainda não foi resolvido."
Guilherme Machado de Sá (Cotia, SP)

Resposta - A Fiat diz que o veículo foi reparado pela Genova e devolvido ao cliente no dia 28 de junho.

Réplica - O leitor afirma que recebeu o carro em junho, mas que ainda há barulho na suspensão.



Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. É obrigatório incluir nome, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Ficha técnica: Renault Clio RN
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.