São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

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entrevista

Qualidade de coreanas cai após 3 anos

DA REDAÇÃO

Nos Estados Unidos, o encanto pelo Tucson já não é mais o mesmo. Em 2006, ele foi o primeiro em qualidade numa pesquisa realizada com clientes 90 dias após a compra. Neste ano, deu lugar para o Honda CR-V. O levantamento foi feito pela J.D. Power. Leia a seguir o que pensa Dave Sargent, seu vice-presidente de pesquisa automotiva.

 

FOLHA - As montadoras coreanas têm o mesmo nível de qualidade das japonesas?
DAVE SARGENT
- Não consideramos as japonesas tendo o mesmo nível de qualidade. A Honda e a Toyota estão na frente das outras. Então não é fácil comparar japonesas e coreanas.
No estudo de qualidade, a Hyundai e a Kia aparecem exatamente na média da indústria. Isso as coloca atrás das líderes japonesas, mas à frente da Nissan e da Mitsubishi.
No estudo de confiança (após três anos de propriedade), a Kia e a Hyundai estão abaixo da média e significativamente atrás de Toyota e Honda.

FOLHA - Um utilitário japonês custa mais que um coreano. Isso reflete na qualidade?
SARGENT
- O preço reflete algumas coisas: o consumidor percebe uma qualidade maior entre os japoneses, e o valor de revenda de um japonês deve ser maior, o que lhe permite custar mais quando novo.
A diferença tende a encolher. Já vemos isso em produtos como as TVs.


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