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NO BOLSO
Diferença é de R$ 4.248,79
Seguro do Golf é 207% mais caro que o do 307
DA REDAÇÃO
Se o preço de tabela do Volkswagen Golf é o mais baixo dos
quatro hatchbacks automáticos, o
mesmo não pode ser dito em relação ao seu seguro. Proteger o modelo custa aproximadamente o
triplo de que contratar a cobertura para um Peugeot 307.
O prêmio do 307 é R$ 2.047,71,
enquanto o dono de um Golf precisa desembolsar R$ 6.296,50. O
seguro de um Ford Focus sai por
R$ 2.063,14, valor que sobe para
R$ 3.754,28 no caso do Chevrolet
Astra. Mesmo sendo o menos potente dos quatro modelos testados, com motor 2.0, o Golf é bastante visado para assaltos.
Os valores foram calculados pela Porto Seguro Seguros a pedido
da Folha, levando em conta um
hipotético motorista homem, de
35 anos, casado e com garagem
em casa e no trabalho. Também
foi considerado que o carro não
fica estacionado nas cercanias de
faculdades, área em que ladrões
costumam agir com freqüência.
Manutenção
Fazer a manutenção dos modelos também apresenta diferenças
que o consumidor sente no bolso.
Um dos poucos pontos em que o
307 perde para a concorrência está no amortecedor traseiro. Cada
um custa R$ 249 no modelo argentino; para o Astra, são
R$ 149,99. Também é o Chevrolet
-ele só ganhou transmissão automática na versão intermediária
porque os clientes pediram- que
tem o amortecedor dianteiro
mais em conta: R$ 185,84, quase o
mesmo preço que uma revenda
Ford cobra (R$ 185).
No caso do farol esquerdo, é
bom pesquisar. Há diferenças até
para o mesmo modelo. Dependendo do fabricante, o dono de
um Golf gasta R$ 340,46 ou
R$ 839. Em outra concessionária
da capital, o preço é R$ 256,82 -o
valor mais em conta se comparado com os outros modelos.
O farol esquerdo mais caro é o
do Astra, de R$ 692,45, seguido de
perto pelo Focus (R$ 670). Revendas Peugeot oferecem o farol do
307 por R$ 532,65.
Reclamações
A vida a bordo de um 307 é boa,
mas a marca costuma ouvir reclamações de que não é possível ver a
indicação se as portas estão travadas ou não. Isso foi amenizado
com a mudança da produção da
França para a Argentina porque
agora elas se trancam automaticamente quando o carro atinge 10
km/h -no Focus são 7 km/h, e
no Astra, 15 km/h.
A mudança de nacionalidade
também deixou o 307 com uma
suspensão mais macia e com nível
de ruídos menor. Ele e o Focus
são os mais silenciosos, segundo o
teste Folha-Mauá. A dupla argentina registrou 66 dBA a 100 km/h.
O Astra é o mais barulhento, com
69 dBA. Contra a dirigibilidade do
Golf, pesa o retrovisor esquerdo
ser menor que o direito.
(JAA)
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