São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

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NO BOLSO

Diferença é de R$ 4.248,79

Seguro do Golf é 207% mais caro que o do 307

DA REDAÇÃO

Se o preço de tabela do Volkswagen Golf é o mais baixo dos quatro hatchbacks automáticos, o mesmo não pode ser dito em relação ao seu seguro. Proteger o modelo custa aproximadamente o triplo de que contratar a cobertura para um Peugeot 307.
O prêmio do 307 é R$ 2.047,71, enquanto o dono de um Golf precisa desembolsar R$ 6.296,50. O seguro de um Ford Focus sai por R$ 2.063,14, valor que sobe para R$ 3.754,28 no caso do Chevrolet Astra. Mesmo sendo o menos potente dos quatro modelos testados, com motor 2.0, o Golf é bastante visado para assaltos.
Os valores foram calculados pela Porto Seguro Seguros a pedido da Folha, levando em conta um hipotético motorista homem, de 35 anos, casado e com garagem em casa e no trabalho. Também foi considerado que o carro não fica estacionado nas cercanias de faculdades, área em que ladrões costumam agir com freqüência.

Manutenção
Fazer a manutenção dos modelos também apresenta diferenças que o consumidor sente no bolso. Um dos poucos pontos em que o 307 perde para a concorrência está no amortecedor traseiro. Cada um custa R$ 249 no modelo argentino; para o Astra, são R$ 149,99. Também é o Chevrolet -ele só ganhou transmissão automática na versão intermediária porque os clientes pediram- que tem o amortecedor dianteiro mais em conta: R$ 185,84, quase o mesmo preço que uma revenda Ford cobra (R$ 185).
No caso do farol esquerdo, é bom pesquisar. Há diferenças até para o mesmo modelo. Dependendo do fabricante, o dono de um Golf gasta R$ 340,46 ou R$ 839. Em outra concessionária da capital, o preço é R$ 256,82 -o valor mais em conta se comparado com os outros modelos.
O farol esquerdo mais caro é o do Astra, de R$ 692,45, seguido de perto pelo Focus (R$ 670). Revendas Peugeot oferecem o farol do 307 por R$ 532,65.

Reclamações
A vida a bordo de um 307 é boa, mas a marca costuma ouvir reclamações de que não é possível ver a indicação se as portas estão travadas ou não. Isso foi amenizado com a mudança da produção da França para a Argentina porque agora elas se trancam automaticamente quando o carro atinge 10 km/h -no Focus são 7 km/h, e no Astra, 15 km/h.
A mudança de nacionalidade também deixou o 307 com uma suspensão mais macia e com nível de ruídos menor. Ele e o Focus são os mais silenciosos, segundo o teste Folha-Mauá. A dupla argentina registrou 66 dBA a 100 km/h. O Astra é o mais barulhento, com 69 dBA. Contra a dirigibilidade do Golf, pesa o retrovisor esquerdo ser menor que o direito. (JAA)


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