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São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003

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PICAPE

Novo modelo da Chevrolet quer dobrar participação de mercado que antecessora tinha; preço começa em R$ 29.990

Montana pretende apagar memória da Picape Corsa

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A FOZ DO IGUAÇU

Depois de 22 meses de trabalho e US$ 125 milhões investidos, nasce a primogênita da nova geração de picapes pequenas. Derivada do Chevrolet Corsa, a Montana chega com intenção de apagar os pífios resultados da Picape Corsa.
Até setembro, foram vendidas 5.291 unidades. Enquanto isso, a Fiat comercializou 18.866 Strada, e a Volkswagen, 12.528 Saveiro. "Queremos passar de 12% de "market share" para 25%", diz Santiago Chamorro, diretor de marketing da General Motors.
Para isso a picape sai da linha de São José dos Campos (91 km a nordeste de São Paulo) em três versões de acabamento e com a maior caçamba da categoria.
A Montana pode levar 735 kg de carga -4 kg a mais que a Volkswagen Saveiro 1.8, 30 kg a mais que a Fiat Strada 1.8 e 35 kg a mais que a Ford Courier 1.6. A caçamba do novo modelo comporta, por exemplo, uma moto. Uma reentrância na lateral ajuda na fixação da carga, mas exige certo equilíbrio de quem ali sobe.
Outra novidade que a Montana traz é ser equipada exclusivamente com motor bicombustível. Nesse caso, um 1.8 que gera 109 cv com álcool e 105 cv com gasolina -a Picape Corsa tinha 92 cv. A Saveiro 1.6 também conta com a opção de os dois combustíveis.

Fora-de-estrada
Das três versões de acabamento, destaque para a Off Road, que chega para encarar de frente a Strada Adventure. Mas o modelo da Fiat leva vantagem: custa menos, tem suspensão elevada e pneus de uso misto -segundo a GM, eles aumentam o nível de ruído e não são seguros. No test-drive para a imprensa, a montadora só permitiu rodar no asfalto.
A Montana Off Road sai por R$ 31.460 (R$ 29.490 pela internet). Por R$ 29.692, o comprador da Strada leva ainda vidros e travas elétricas. As duas picapes são "maquiadas": têm estribos laterais, quebra-mato e santantônio. Mas todos são vendidos nas autorizadas Chevrolet e podem ser colocados na Montana básica.
Pensada para jovens urbanos, refinados e que curtem a noite, a opção Sport traz pára-choque pintado na cor do carro, capota marítima, farol de neblina e interior que imita alumínio, como na manopla do câmbio. Essa versão custa R$ 29.760 -R$ 1.850 menos se comprada pelo computador.

Corsa
"É a primeira vez que uma picape tem personalidade própria, não é derivada de um produto que já existe", afirma Walter Wieland, presidente da montadora. Mas algumas semelhanças com o Corsa não passam despercebidas.
Além do motor, a Montana herda o interior do compacto. As barras de proteção do vidro traseiro, parte de um pacote de opcionais que custa R$ 520, atrapalham a visibilidade. Airbags não estão disponíveis por enquanto.
Já o estepe fica sob a caçamba -assim não rouba espaço da caçamba nem do habitáculo, mas pode ser furtado sem dificuldade. Exatamente como na S10.
A picape não tem cabine estendida, mas o conceito Max Cab, que representaria o "perfeito equilíbrio" entre a cabine e a caçamba. Mas os motoristas mais altos, que precisam colocar o banco totalmente para trás, "matam" o espaço para pequenos volumes.


José Augusto Amorim viajou a convite da General Motors do Brasil


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