São Paulo, domingo, 20 de janeiro de 2008

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Coreanas "roubam" clientes de Ford e GM

Do mesmo grupo, Hyundai e Kia mostram em Detroit sedãs e utilitários com "qualidade de Mercedes-Benz"

Stan Honda/AFP
Inspirado no Lexus, Genesis usa motor V8 de 375 cv de potência


DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

O pavor que as montadoras chinesas causam hoje já foi protagonizado por japoneses e coreanos -que, décadas depois, roubam lugar das americanas.
Em Detroit, a Hyundai, por exemplo, mostrou um sedã para concorrer com modelos da Pontiac e da Chrysler.
Segunda a montadora, a qualidade do Genesis é a mesma de sedãs como o Mercedes Classe E e o BMW Série 5.
Com tração traseira e motor V8 de 375 cv, o Hyundai tem oito airbags, faróis que acompanham curvas, câmera para manobras e 17 alto-falantes.
Para a Hyundai, isso será determinante para o consumidor deixar de lado as marcas tradicionais. "O Genesis é um concorrente real", diz Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil.
Pertencendo ao mesmo grupo que o da Hyundai, a Kia optou pelos utilitários esportivos. O Mohave, que será lançado no Brasil no segundo semestre deste ano, é o primeiro modelo da coreana a ter um motor V8.
Antes de mostrar o Mohave -lançado nos EUA como Borrego-, a Kia fez questão de apresentar seu centro de design na Califórnia e sua fábrica em construção na Geórgia.
Longe do brilho de Toyota e de Honda, a também japonesa Subaru revelou a terceira geração da Forester. O desenho tem a intenção de deixar a perua mais parecida com um utilitário esportivo, mas sem esquecer do sensor anticapotamento e do controle de estabilidade.
A Forester -e mais quatro carros- deve ser vendida no Brasil ainda em 2008. (JAA)


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