São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Após briga na Justiça, Harley toma operação do grupo Izzo

DE SÃO PAULO

Após meses de disputa judicial, a Harley-Davidson americana anunciou nesta semana que assumiu as operações comerciais no Brasil.
A marca era representada desde 1992 pelo grupo Izzo, que também vende outras motos de luxo, como Ducati, Triumph e MV Agusta.
Em junho do ano passado, a Harley ganhou na Justiça o direito de nomear novos concessionários e exigiu uma indenização de R$ 3 milhões. Na semana seguinte, o grupo Izzo obteve uma liminar mantendo a exclusividade.
Em dezembro, os grupos entraram em um acordo e, desde o último dia 8, a Harley ganhou o direito de representar a marca no Brasil.
Os nove concessionários do grupo Izzo perderam a bandeira Harley, que começou a nomear novos grupos. Duas revendas oficiais foram abertas, uma em São Paulo e outra em Belo Horizonte.
"Planejamos abrir dez concessionárias em sete cidades até dezembro deste ano e mais duas em 2012", prevê o diretor-superintendente comercial da Harley, Longino Morawski, que não quis revelar o valor negociado no acordo nem o investimento que será feito na fase de transição do negócio.
"São termos confidenciais e nenhuma das partes pode dar detalhes do processo."
A fábrica de Manaus já era da Harley. "Em breve vamos mudar para outra fábrica, plana e mais eficiente", diz.
A previsão é montar 13 modelos na Zona Franca em processo CKD (conjuntos completamente desmontados) e vender, em 2011, 4.000 motos, o mesmo número recorde do ano passado.
Uma previsão otimista, já que, neste mês, não haverá venda de motos -a Harley focará em serviços. As vendas recomeçam em março.
"O pós-venda era o calcanhar de aquiles do grupo Izzo", afirma Morawski. A Harley vai abrir um centro de treinamento e um armazém de peças na região do Rodoanel, ambos em São Paulo.


Texto Anterior: E eu com isso?
Próximo Texto: Harmonioso, Peugeot 408 quer afastar a fama de manutenção cara dos franceses
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.