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MENOS BARRO, MAIS TIJOLO
No Agile, pneu de aro 16 "mata" motor 1.4
Hatch da Chevrolet não acompanha CrossFox e Sandero, com motores 1.6 "flex", na pista
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O grande diferencial do pacote de acessórios do Agile Sunny
é o conjunto de rodas e pneus
maiores (195/55 R16). Até deixaram as proporções do Chevrolet mais harmônicas.
O recurso, porém, faz diferença na pista. Com o arrasto
dos largos pneus de aro 16, o
motor 1.4 (até 102 cv) não obtém marca de 1.6, como o Agile
"comum" testado em outubro.
No teste Folha-Mauá, o Agile Sunny é 3s mais lento que o
os rivais Volkswagen CrossFox
e Renault Sandero Stepway nas
arrancadas de 0 a 100 km/h.
O CrossFox é o mais pesado
(1.130 kg) e sofre um pouco em
subidas íngremes e retomadas.
Precisa de 13,8s para ir de
80 km/h a 120 km/h. Ainda assim, o motor 1.6 (até 104 cv) é
esperto nas arrancadas.
As 16 válvulas e os 8 cv a mais
não dão vantagem ao Sandero
Stepway. Ele tem aceleração
semelhante à do VW e chega a
retomar 1s mais lento.
As mudanças no Agile também afetaram o consumo.
Mesmo com motor menor,
rendeu os mesmos 13 km/l (gasolina) na estrada dos rivais.
O CrossFox, com a sabedoria
de quem foi o primeiro compacto a ter roupa para brincar
na lama, é um pouco melhor
em terrenos acidentados.
Treme-treme
A suspensão do VW absorve
melhor os impactos, sem incomodar ou interferir na direção.
Com 1,63 m de altura, porém,
o motorista sente a carroceria
balançar, e o carro inclina nas
curvas mais do que deveria.
O Sandero é 5 cm mais baixo
e 7 cm mais largo. É a conta para ser estável. Nele, é o motorista que escorrega para os lados.
Mais firme no CrossFox, cujo
banco é envolvente e o tecido
especial é confortável como o
da versão chique do Agile.
No Stepway, nada é sofisticado. O volante é macio demais
para quem quer passar a impressão de robustez.
E o câmbio não para de tremer. Mal de Clio e Symbol. Agile e CrossFox têm engates precisos, quase irretocáveis.
A VW pode cobrar R$ 286 pelo volante cheio de botões do
Passat CC. Vale a pena. É prático e tem textura e formato mais
agradáveis que os do Chevrolet.
O estepe do CrossFox, na
tampa traseira, reforça o visual
fora de estrada, mas complica o
acesso ao porta-malas.
Com a atualização, recebeu
mola a gás e destravamento elétrico. O sistema ficou melhor,
mas ainda requer esforço extra
para abrir a tampa.
É melhor não reclamar. O
porta-malas tem capacidade
para só 260 litros -60 litros a
menos que o dos rivais. Imagine com o estepe de aro 15 dentro... Vira smart.
(RICARDO RIBEIRO)
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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