São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 2009

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MENOS BARRO, MAIS TIJOLO

No Agile, pneu de aro 16 "mata" motor 1.4

Hatch da Chevrolet não acompanha CrossFox e Sandero, com motores 1.6 "flex", na pista

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O grande diferencial do pacote de acessórios do Agile Sunny é o conjunto de rodas e pneus maiores (195/55 R16). Até deixaram as proporções do Chevrolet mais harmônicas.
O recurso, porém, faz diferença na pista. Com o arrasto dos largos pneus de aro 16, o motor 1.4 (até 102 cv) não obtém marca de 1.6, como o Agile "comum" testado em outubro.
No teste Folha-Mauá, o Agile Sunny é 3s mais lento que o os rivais Volkswagen CrossFox e Renault Sandero Stepway nas arrancadas de 0 a 100 km/h.
O CrossFox é o mais pesado (1.130 kg) e sofre um pouco em subidas íngremes e retomadas.
Precisa de 13,8s para ir de 80 km/h a 120 km/h. Ainda assim, o motor 1.6 (até 104 cv) é esperto nas arrancadas.
As 16 válvulas e os 8 cv a mais não dão vantagem ao Sandero Stepway. Ele tem aceleração semelhante à do VW e chega a retomar 1s mais lento.
As mudanças no Agile também afetaram o consumo. Mesmo com motor menor, rendeu os mesmos 13 km/l (gasolina) na estrada dos rivais.
O CrossFox, com a sabedoria de quem foi o primeiro compacto a ter roupa para brincar na lama, é um pouco melhor em terrenos acidentados.

Treme-treme
A suspensão do VW absorve melhor os impactos, sem incomodar ou interferir na direção.
Com 1,63 m de altura, porém, o motorista sente a carroceria balançar, e o carro inclina nas curvas mais do que deveria.
O Sandero é 5 cm mais baixo e 7 cm mais largo. É a conta para ser estável. Nele, é o motorista que escorrega para os lados.
Mais firme no CrossFox, cujo banco é envolvente e o tecido especial é confortável como o da versão chique do Agile.
No Stepway, nada é sofisticado. O volante é macio demais para quem quer passar a impressão de robustez.
E o câmbio não para de tremer. Mal de Clio e Symbol. Agile e CrossFox têm engates precisos, quase irretocáveis.
A VW pode cobrar R$ 286 pelo volante cheio de botões do Passat CC. Vale a pena. É prático e tem textura e formato mais agradáveis que os do Chevrolet.
O estepe do CrossFox, na tampa traseira, reforça o visual fora de estrada, mas complica o acesso ao porta-malas.
Com a atualização, recebeu mola a gás e destravamento elétrico. O sistema ficou melhor, mas ainda requer esforço extra para abrir a tampa.
É melhor não reclamar. O porta-malas tem capacidade para só 260 litros -60 litros a menos que o dos rivais. Imagine com o estepe de aro 15 dentro... Vira smart. (RICARDO RIBEIRO)


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
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