São Paulo, domingo, 21 de março de 2004

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CARTAS

Traseira da Palio Weekend
"Não é para menos que o novo design da traseira da Palio Weekend amedronte a própria Fiat. Se é de dar medo nos clientes, a fábrica tem mais é que ficar amedrontada. E a pergunta que não quer calar é: por que colocaram essa traseira tão rococó, e não outra mais agradável?"
Geraldo Travassos (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a Fiat, a nova Palio Weekend possui traseira com traços marcantes e personalidade própria.

Retrovisor convexo
"Quero colocar um retrovisor convexo do lado esquerdo, mas não o estou encontrando. Em uma loja, chegaram a dizer que é proibido usar espelho convexo do lado do motorista."
Carlos Roberto Siqueira (Ribeirão Preto, SP)

Resposta - A Metagal diz que o espelho retrovisor deve atender a um campo de visão definido por uma resolução do Contran. Segundo a empresa, os retrovisores devem ter um raio de curvatura mínimo. Quando o modelo é plano, o raio é infinito. No caso do convexo, há um raio especificado para atendimento à legislação e ao campo de visão para cada categoria de veículo. A Metagal possui uma linha de retrovisores convexos. Mais informações: 0/xx/11/4070-7611.

Consumo do Fiesta
"Ao responder a uma carta minha na edição passada sobre o consumo do Fiesta, a Ford recomenda que eu acompanhe testes em revistas especializadas. Leio oito jornais, sou assinante de duas revistas mensais e compro em bancas mais duas revistas especializadas em automóveis. Por fim, pergunto: por que as fábricas instaladas no Brasil, exceto a Toyota, não oferecem três anos de garantia?"
Fernando Antônio Albuquerque Paes (Campos, RJ)

Resposta - A maioria das montadoras oferece um ano de garantia, com opção de estendê-la por mais um ano. A Ford, por exemplo, possui o programa Mobility, criado para oferecer mais tranqüilidade aos proprietários de veículos da marca, por três anos, após a data de aquisição do veículo, desde que sejam feitas as inspeções semestrais e as revisões periódicas. Segundo a montadora, com isso, ela fornece auxílio a seus clientes se o veículo vier a precisar de assistência 24 horas, inclusive em caso de acidentes. Entre as facilidades, há até carro-reserva e reabastecimento de combustível.

Lei da Selva 1
"Muito boa a reportagem de Veículos (29/2) sobre os projetos que combatem a lei da selva no trânsito. Sou favorável a todos aqueles que diminuam acidentes. Além de airbag duplo, "brake light" e barras laterais de proteção, os veículos deveriam ter piscas nas laterais, luzes de ré duplas e luz traseira de neblina. Sou contra a volta das placas avisando que há radar. O que deve existir são placas avisando qual é o limite de velocidade."
Francisco Junqueira Guimarães (São Paulo, SP)

Lei da Selva 2
"Não creio que, se todos os carros tivessem terceira luz de freio, barras de proteção laterais e airbag duplo, os preços se tornariam proibitivos. Terceira luz de freio e barras laterais são itens baratos. E o airbag duplo teria seu preço reduzido com a aplicação em massa nos carros."
Paulo Henrique de Souza (São Paulo, SP)

Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


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