São Paulo, domingo, 21 de março de 2010

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Aqui jaz um carro

Abandono de veículos quadruplica em 3 anos; Prefeitura de SP não recolhe todas as sucatas

Tuca Vieira/Folha Imagem
Landau abandonado ganhou cruz branca, na rua Joel Jorge (Vila Mariana)

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Além do trânsito, a cidade de São Paulo sofre com o aumento do número de carros abandonados pelas ruas: estima-se em cinco automóveis por dia.
A prefeitura, porém, só consegue recolher dois deles por dia. A apreensão, em 2009, foi oito vezes maior do que em 2005 (veja quadro ao lado).
Segundo lei municipal de lixo urbano, estacionar em uma via pública, no mesmo local, por mais de cinco dias, é considerado abandono do veículo.
Se for denunciado para a prefeitura, o carro pode ser notificado, apreendido e até leiloado, caso o dono não o resgate dentro de 90 dias.
No entanto, delatores ouvidos pela reportagem se queixam de que seus pedidos não são atendidos pela prefeitura.
"Mesmo após reclamações, um Mercedes antigo ficou largado por pelo menos seis meses na rua", diz Débora Foganholi, 35. Ela conta que até mato nasceu em volta do carro.
Em teoria, os veículos roubados e abandonados deveriam ser recolhidos pela polícia; os veículos estacionados em locais proibidos, pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O restante é responsabilidade da prefeitura, só que vários pátios estão lotados.
O pátio de Santo Amaro (zona sul), por exemplo, empilha dezenas de sucatas. No da Lapa (zona oeste), idem. Muitas estão apodrecendo enquanto aguardam o proprietário.
Segundo a prefeitura, boa parte dos donos de veículos apreendidos não os resgatam.

Entulho
Até porque, para isso, é preciso pagar multa de R$ 500 por depósito de entulho na rua e mais a diária dos pátios, de R$ 3,20. O licenciamento também precisa estar em dia.
Agentes da prefeitura argumentam que notificam o carro e tentam localizar o dono antes de guinchar o veículo para o pátio das subprefeituras.
Para Claudinei Pereira, secretário de Transporte e Trânsito de Taboão da Serra (Grande São Paulo), o abandono é um fenômeno mundial.
"A Associação Internacional de Transporte Público calcula que 0,5% da frota das grandes cidades esteja abandonada."
Segundo Pereira, que é especialista no tema, a razão para esse crescimento no Brasil se deve ao acesso facilitado ao carro novo, ao mesmo tempo em que a manutenção do modelo velho está cada vez mais cara.
Em São Paulo, por exemplo, todos os carros deverão passar por inspeção ambiental paga a partir do mês que vem. A vistoria de itens mecânicos e de segurança segue em estudo.
No Brasil, largar um veículo na rua não é considerado crime, diferentemente do que acontece em outros países, como o Reino Unido.
Lá, o proprietário negligente paga multa e ainda corre o risco de ir para a prisão.


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