São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARRO FOLHA 98

Ágil e confortável, Golf lidera pesquisa

da Reportagem Local

O Volkswagen Golf lançado no ano passado foi citado como o hatchback (modelo sem o porta-malas saliente) preferido por 43% dos entrevistados pelo Datafolha.
O resultado mostra que o consumidor brasileiro está atrás de um carro moderno, confortável, de bom desempenho e seguro.
Depois do novo Golf, os entrevistados escolheram, na ordem, o Chevrolet Astra (22%), Alfa Romeo 145 (16%), Citroën Xsara e Renault Mégane (9% cada).
Em um recente confronto realizado pela Folha, o Golf venceu em conforto e desempenho não só o Astra, mas também o Ford Escort.
O que mais desfavorecia o hatchback da Volks era o preço, dolarizado. Mas a fábrica divulgou, na última quinta-feira, tabela segundo a qual o modelo básico do Golf passa a custar R$ 27.962.
Há três motorizações disponíveis para o novo Golf: 1.6 de 100 cv, 2.0 de 115 cv e 1.8 turbo de 150 cv. O carro, produzido na Alemanha, ganha daqui a cerca de três meses a sua versão nacional, produzida em São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba.

Prós e contras
O Golf é, depois do Fusca, o carro de maior importância para a Volkswagen. Desde 1974, quando foi lançado na Alemanha, foram vendidos mais de 18 milhões.
O carro, que já está na sua quarta geração, começou a ser importado ao Brasil em 1994. Desde então, o consumidor brasileiro comprou quase 100 mil unidades.
Moderno, o carro chama a atenção pela ergonomia e pela tecnologia. As maçanetas cromadas e as luzes azuis e vermelhas do painel dão charme ao modelo.
Por fora, o destaque é para o sensor de chuva. Por dentro, o câmbio tem uma precisão quase total.
Ruidoso em altas rotações, o carro se mostra extremamente confortável, a não ser por pequenos incômodos, como o extintor de incêndio, posicionado na frente do banco do motorista.
Outro transtorno, para algumas pessoas, é o espelho retrovisor externo -o direito é menor que o esquerdo, o que passa uma impressão de falta de simetria.
A suspensão também merece críticas -poderia ser um pouco mais dura, proporcionando mais estabilidade em curvas velozes.
O Golf é um carro que agrada sobretudo aos mais jovens (57%), os que têm menor faixa de renda familiar mensal (51%), os solteiros (51%), os que não têm filhos (50%, contra 38% entre os que têm) e as pessoas que já têm carros da Volks.
A opção pelo Astra se destaca entre os usuários de carros da Chevrolet (28%). (LPz)




Texto Anterior: Desempenho deixa Corsa Sedan em 1º
Próximo Texto: Desenho externo dá vitória à Gran Move
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.