|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CARRO FOLHA 98
Ágil e confortável, Golf lidera pesquisa
da Reportagem Local
O Volkswagen Golf lançado no
ano passado foi citado como o
hatchback (modelo sem o porta-malas saliente) preferido por 43%
dos entrevistados pelo Datafolha.
O resultado mostra que o consumidor brasileiro está atrás de um
carro moderno, confortável, de
bom desempenho e seguro.
Depois do novo Golf, os entrevistados escolheram, na ordem, o
Chevrolet Astra (22%), Alfa Romeo 145 (16%), Citroën Xsara e Renault Mégane (9% cada).
Em um recente confronto realizado pela Folha, o Golf venceu em
conforto e desempenho não só o
Astra, mas também o Ford Escort.
O que mais desfavorecia o hatchback da Volks era o preço, dolarizado. Mas a fábrica divulgou, na
última quinta-feira, tabela segundo a qual o modelo básico do Golf
passa a custar R$ 27.962.
Há três motorizações disponíveis para o novo Golf: 1.6 de 100 cv,
2.0 de 115 cv e 1.8 turbo de 150 cv. O
carro, produzido na Alemanha,
ganha daqui a cerca de três meses a
sua versão nacional, produzida em
São José dos Pinhais (PR), região
metropolitana de Curitiba.
Prós e contras
O Golf é, depois do Fusca, o carro
de maior importância para a
Volkswagen. Desde 1974, quando
foi lançado na Alemanha, foram
vendidos mais de 18 milhões.
O carro, que já está na sua quarta
geração, começou a ser importado
ao Brasil em 1994. Desde então, o
consumidor brasileiro comprou
quase 100 mil unidades.
Moderno, o carro chama a atenção pela ergonomia e pela tecnologia. As maçanetas cromadas e as
luzes azuis e vermelhas do painel
dão charme ao modelo.
Por fora, o destaque é para o sensor de chuva. Por dentro, o câmbio
tem uma precisão quase total.
Ruidoso em altas rotações, o carro se mostra extremamente confortável, a não ser por pequenos
incômodos, como o extintor de incêndio, posicionado na frente do
banco do motorista.
Outro transtorno, para algumas
pessoas, é o espelho retrovisor externo -o direito é menor que o esquerdo, o que passa uma impressão de falta de simetria.
A suspensão também merece críticas -poderia ser um pouco mais
dura, proporcionando mais estabilidade em curvas velozes.
O Golf é um carro que agrada sobretudo aos mais jovens (57%), os
que têm menor faixa de renda familiar mensal (51%), os solteiros
(51%), os que não têm filhos (50%,
contra 38% entre os que têm) e as
pessoas que já têm carros da Volks.
A opção pelo Astra se destaca entre os usuários de carros da Chevrolet (28%).
(LPz)
Texto Anterior: Desempenho deixa Corsa Sedan em 1º Próximo Texto: Desenho externo dá vitória à Gran Move Índice
|