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São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2003

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CARTAS

Alto custo de peça para o 206
"Comprei um Peugeot 206 1.0 16V em fevereiro do ano passado. Em junho, percebi um barulho semelhante a estalos quando o volante era esterçado. Levei o carro a dois mecânicos, que me informaram que a junta homocinética estava danificada. Liguei para a Peugeot e soube que a peça custava R$ 850. Eu teria de pagar de qualquer maneira, pois o prazo de garantia já havia expirado. Pergunto: é normal esse tipo de problema em um carro quase zero-quilômetro?"
Adriano Nagahashi (São Paulo, SP)

Resposta - A Peugeot diz que o cliente consultou a Avignon para saber o valor da peça, e a revenda simplesmente forneceu o preço. A montadora esclarece que o veículo não foi encaminhado a uma autorizada Peugeot, que, portanto, não avaliou a necessidade da troca do componente.

Ka com vários defeitos
"Tenho vivido um inferno com meu Ka Action 1.6, adquirido em março na concessionária Souza Ramos. Meu carro não mantém velocidade constante e é comum não diminuir a velocidade quando tiro o pé do acelerador. Depois de muitas idas às autorizadas, procurei o gerente de vendas da Souza Ramos para trocar o carro, pelo qual paguei R$ 22,8 mil. Eles propuseram pagar R$ 17 mil pelo meu Ka. " Karel Van Berghem Júnior (São Paulo, SP)

Resposta - A Ford afirma que o carro foi avaliado por uma autorizada e por representante da fábrica, que não encontraram nenhum defeito no veículo.

Réplica - O leitor diz que não aceita o diagnóstico da montadora e conta que o carro não mantém a velocidade.

Queda do motor do EcoSport
"O motor do meu EcoSport XLS 1.6 despencou para o lado direito, empurrando tudo para baixo. Estava andando no asfalto a 60 km/h. Liguei para a revenda, e, no dia seguinte, vieram dois engenheiros da fábrica, que me disseram que o motor caiu porque estourou o calço. Pedi a troca e nada. Nenhuma ligação, nenhum contato, nem mesmo um carro-reserva." Gustavo Pilati Drago (Vacarias, RS)

Resposta - A Ford diz que contatou o cliente e solucionou os problemas apresentados. Segundo a montadora, o cliente está satisfeito com o conserto.

Indicador do óleo do 206
"Comprei um Peugeot 206 1.6 Quicksilver em março e fui presenteado com vários problemas e visitas constantes à revenda Royal. O principal defeito está no indicador do nível de óleo. Eles sempre dizem que o defeito será sanado, mas, além de isso não acontecer, incorporam problemas novos. Como utilizo o carro para trabalhar, não posso deixar meu veículo à disposição da Peugeot para repará-lo por tentativa e erro." Aluízio de Pires Coimbra (Santos, SP)

Resposta - A Peugeot afirma que a equipe técnica da Royal detectou a necessidade de reparos. Eles foram efetuados, e o carro, entregue em condições normais.

Réplica - O leitor diz que a Peugeot sabe que o indicador de óleo continua em pane.


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