|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Idéias simples roubam cena em feira
No maior evento de autopeças, película que pretege lataria é premiada, e corda substitui corrente em pneu
FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT
Grandes inovações, quase
sempre, levantam a questão:
"Por que não inventaram isso
antes?". E ficam mais inusitadas quando surgem da união de
pequenas coisas cotidianas.
É o que mais se vê na Automechanika 2008, em Frankfurt, a maior feira de autopeças
do mundo, que termina hoje.
E com um vencedor: o Volkswagen V-Protector, acessório
que rendeu o troféu Inovação
do Ano 2008, dado por um júri
de engenheiros, técnicos e jornalistas especializados da Europa. É a prova de uma grande
união de pequenas coisas.
Não é de hoje que existe a lataria do carro e o "contact",
aquele adesivo plástico comprado na papelaria. Inspirado
nele, a empresa Venture Tape,
a pedido da VW, criou uma película adesiva para proteger a
pintura de fatídicas pedrinhas.
"Essa película é quase invisível e poderá ser retirada quando o carro for revendido, valorizando-o", acredita Soenke Laubach, gerente de vendas da
Venture Tape.
Com a ponta de
uma caneta, ele pressiona com
força o plástico para demonstrar sua resistência.
Ao mesmo tempo, o V-Protector permite que o sol passe
pela película e "queime" a lataria de forma homogênea, sem
manchá-la. Na Alemanha, as
autorizadas venderão a proteção para pára-choque dianteiro, retrovisores e soleira do bagageiro, entre outros, no mês
que vem. O preço vai de 219
(para Fox) a 279 (Touareg).
Faixas
A diferença de tonalidade,
porém, pode surgir no Fiat
Punto, que tem uma larga gama
de adesivos originais coloridos
para instalação nas laterais, no
capô e no teto. Eles começaram
como diferencial da versão esportiva Abarth e se tornaram
acessório vendido nas revendas
européias da Fiat.
"Num carro esportivo, a personalização é fundamental. Os
adesivos são baratos e mudam
bastante o visual do carro",
afirma Luca de Meo, principal
executivo da Abarth.
Segundo Meo, é possível deixar o Punto comum idêntico ao
Abarth SS, que leva quadriculados vermelhos no teto e vários
escorpiões (logotipo da marca
esportiva). As faixas partem de
39 na Itália e, diz ele, talvez
sejam vendidas no Brasil logo.
Simples também foi a idéia
de juntar pneu e corda. Uma
parceria da Joubert (que faz a
corda) com a Michelin (o pneu)
deu vida ao Easy Grip, um sistema entrelaçado que envolve todo o pneu e aumenta a aderência em pisos escorregadios.
Por fim, casaram o rack de teto com o engate, o que rendeu à
Thule uma indicação ao Inovação do Ano 2008. No Euro Power, as bicicletas são apoiadas
transversalmente, com a fixação central no quadro. Segundo
a marca, ele agüenta duas bicicletas elétricas de 30 kg.
FABIANO SEVERO viajou a convite da Câmara
de Comércio Brasil-Alemanha
Texto Anterior: Com Grand Vitara, Suzuki volta ao Brasil Próximo Texto: Valeo tem 1º acessório contra sono Índice
|