São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idéias simples roubam cena em feira

No maior evento de autopeças, película que pretege lataria é premiada, e corda substitui corrente em pneu

FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

Grandes inovações, quase sempre, levantam a questão: "Por que não inventaram isso antes?". E ficam mais inusitadas quando surgem da união de pequenas coisas cotidianas. É o que mais se vê na Automechanika 2008, em Frankfurt, a maior feira de autopeças do mundo, que termina hoje.
E com um vencedor: o Volkswagen V-Protector, acessório que rendeu o troféu Inovação do Ano 2008, dado por um júri de engenheiros, técnicos e jornalistas especializados da Europa. É a prova de uma grande união de pequenas coisas. Não é de hoje que existe a lataria do carro e o "contact", aquele adesivo plástico comprado na papelaria. Inspirado nele, a empresa Venture Tape, a pedido da VW, criou uma película adesiva para proteger a pintura de fatídicas pedrinhas. "Essa película é quase invisível e poderá ser retirada quando o carro for revendido, valorizando-o", acredita Soenke Laubach, gerente de vendas da Venture Tape.
Com a ponta de uma caneta, ele pressiona com força o plástico para demonstrar sua resistência. Ao mesmo tempo, o V-Protector permite que o sol passe pela película e "queime" a lataria de forma homogênea, sem manchá-la. Na Alemanha, as autorizadas venderão a proteção para pára-choque dianteiro, retrovisores e soleira do bagageiro, entre outros, no mês que vem. O preço vai de 219 (para Fox) a 279 (Touareg).

Faixas
A diferença de tonalidade, porém, pode surgir no Fiat Punto, que tem uma larga gama de adesivos originais coloridos para instalação nas laterais, no capô e no teto. Eles começaram como diferencial da versão esportiva Abarth e se tornaram acessório vendido nas revendas européias da Fiat.
"Num carro esportivo, a personalização é fundamental. Os adesivos são baratos e mudam bastante o visual do carro", afirma Luca de Meo, principal executivo da Abarth. Segundo Meo, é possível deixar o Punto comum idêntico ao Abarth SS, que leva quadriculados vermelhos no teto e vários escorpiões (logotipo da marca esportiva). As faixas partem de 39 na Itália e, diz ele, talvez sejam vendidas no Brasil logo.
Simples também foi a idéia de juntar pneu e corda. Uma parceria da Joubert (que faz a corda) com a Michelin (o pneu) deu vida ao Easy Grip, um sistema entrelaçado que envolve todo o pneu e aumenta a aderência em pisos escorregadios. Por fim, casaram o rack de teto com o engate, o que rendeu à Thule uma indicação ao Inovação do Ano 2008. No Euro Power, as bicicletas são apoiadas transversalmente, com a fixação central no quadro. Segundo a marca, ele agüenta duas bicicletas elétricas de 30 kg.


FABIANO SEVERO viajou a convite da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha

Texto Anterior: Com Grand Vitara, Suzuki volta ao Brasil
Próximo Texto: Valeo tem 1º acessório contra sono
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.