|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Luxuosos já têm mais eletrônica que a nave que levou homem à Lua
DE SÃO PAULO
Em 1969, quando o astronauta norte-americano Neil
Armstrong pôs o pé na Lua,
os carros sequer tinham
freios ABS (antitravamento).
Hoje, quatro décadas depois, são equipados com radares e computadores mais
sofisticados do que os da
Apollo 11, nave que levou o
homem ao espaço.
"Não dá para comparar
um veículo capaz de entrar
em órbita a 40.000 km/h
com um carro. Mas, do aspecto eletrônico, os carros já
são mais avançados", diz o
pesquisador José Bezerra
Pessoa Filho, do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço).
De lá para cá, grande parte
do progresso da indústria automobilística se deve ao pioneirismo da engenharia aeroespacial.
O novo Audi A8, por exemplo, incorpora ainda tecnologias bélicas, como o sistema
de visão noturna, que alerta
sobre a aproximação repentina de pedestres na via.
Durante o teste do equipamento numa rua escura da
região do Morumbi (zona
sul), o Night Vision mostrou
outra serventia: detectou a
movimentação de um sujeito
suspeito atrás de uma moita.
A fuga da equipe de reportagem só não foi mais rápida
porque o manuseio da alavanca do câmbio tipo joystick do A8 é complexa. Mais
até do que o do computador
de bordo, que permite ajustar
desde o nível de firmeza do
volante até a sensibilidade do pedal do acelerador. (FN)
Texto Anterior: Inteligente, Audi A8 acelera e freia sozinho no trânsito Próximo Texto: 52% ainda não fizeram a inspeção veicular Índice | Comunicar Erros
|