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Montadoras apostam em pseudoesportivos
Depois dos "aventureiros", versões com pacote aerodinâmico e visual "tunado" chegam ao Siena e ao Sandero
Esportivas só no nome, versões da Fiat e da Renault não têm mudanças no motor, na suspensão ou nos freios
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Depois das "aventureiras", as montadoras apostam
em versões de apelo esportivo. Apesar de serem mais
maquiagem do que desempenho, elas podem atrair pelo custo-benefício.
Com as vendas altas da linha Adventure, a Fiat aposta
na versão Sporting, que estreou no Siena e que já foi estendida para a reestilizada
Idea e para o novo Uno.
Já a Renault, com a segunda geração do Sandero prevista para 2011, quer dar fôlego ao hatch com a GT Line.
O Siena Sporting tem faróis escurecidos, spoilers e
aerofólio. Com a maquiagem, parte de R$ 46.610
-R$ 6.380 a mais que um
Siena Essence, com o mesmo
motor 1.6 16V (até 117 cv). Rodas de liga leve e ar-condicionado, que custam R$ 3.000
como opcionais, são de série.
No Sandero GT Line também há kit aerodinâmico, rodas de alumínio exclusivas e
retoques visuais.
O hatch ainda conta com
adesivos e cintos de segurança na cor vermelha e, com
motor 1.6 16V (até 112 cv),
parte de R$ 42.590 -R$ 1.100
a mais que a versão Privilège.
AERODINÂMICA
Itens como os novos tecidos dos bancos são estéticos,
mas, para Fernando Catalano, professor de engenharia
aeronáutica da USP, peças
como o aerofólio podem, se
bem colocadas, melhorar a
aerodinâmica do veículo.
"A vantagem das peças de
série é que elas foram testadas em túnel de vento pelo
fabricante. Se não melhoram
o desempenho, pelo menos
não prejudicam a estabilidade do carro", explica.
O teste Folha-Mauá, porém, revela que ambos são
esportivos só no nome, com
números semelhantes aos
dos irmãos "caretas".
Com o novo motor E.TorQ,
o Siena leva a melhor e, mesmo com maior comprimento,
é até 3s mais rápido que o
Sandero. O sedã fica mais esportivo com relação de marchas mais curta.
Já o Sandero é lento e decepciona na condução. O
câmbio "treme-treme" deixa
a desejar. A seu favor, apenas
o bom espaço interno com
2,59 m de entre-eixos.
No consumo, destaque para o Siena: atinge 17 km/l na
estrada -3 km além do GT.
Fiat e Renault cederam os carros para teste
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