São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2010

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Montadoras apostam em pseudoesportivos

Depois dos "aventureiros", versões com pacote aerodinâmico e visual "tunado" chegam ao Siena e ao Sandero

Esportivas só no nome, versões da Fiat e da Renault não têm mudanças no motor, na suspensão ou nos freios

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois das "aventureiras", as montadoras apostam em versões de apelo esportivo. Apesar de serem mais maquiagem do que desempenho, elas podem atrair pelo custo-benefício.
Com as vendas altas da linha Adventure, a Fiat aposta na versão Sporting, que estreou no Siena e que já foi estendida para a reestilizada Idea e para o novo Uno.
Já a Renault, com a segunda geração do Sandero prevista para 2011, quer dar fôlego ao hatch com a GT Line.
O Siena Sporting tem faróis escurecidos, spoilers e aerofólio. Com a maquiagem, parte de R$ 46.610 -R$ 6.380 a mais que um Siena Essence, com o mesmo motor 1.6 16V (até 117 cv). Rodas de liga leve e ar-condicionado, que custam R$ 3.000 como opcionais, são de série.
No Sandero GT Line também há kit aerodinâmico, rodas de alumínio exclusivas e retoques visuais.
O hatch ainda conta com adesivos e cintos de segurança na cor vermelha e, com motor 1.6 16V (até 112 cv), parte de R$ 42.590 -R$ 1.100 a mais que a versão Privilège.

AERODINÂMICA
Itens como os novos tecidos dos bancos são estéticos, mas, para Fernando Catalano, professor de engenharia aeronáutica da USP, peças como o aerofólio podem, se bem colocadas, melhorar a aerodinâmica do veículo.
"A vantagem das peças de série é que elas foram testadas em túnel de vento pelo fabricante. Se não melhoram o desempenho, pelo menos não prejudicam a estabilidade do carro", explica.
O teste Folha-Mauá, porém, revela que ambos são esportivos só no nome, com números semelhantes aos dos irmãos "caretas".
Com o novo motor E.TorQ, o Siena leva a melhor e, mesmo com maior comprimento, é até 3s mais rápido que o Sandero. O sedã fica mais esportivo com relação de marchas mais curta.
Já o Sandero é lento e decepciona na condução. O câmbio "treme-treme" deixa a desejar. A seu favor, apenas o bom espaço interno com 2,59 m de entre-eixos.
No consumo, destaque para o Siena: atinge 17 km/l na estrada -3 km além do GT.


Fiat e Renault cederam os carros para teste

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