São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

Veículos mais equipados
"Por que, no Chile, na Argentina, no Uruguai e na Venezuela, os automóveis saem de fábrica com mais equipamentos de série, como ar-condicionado, direção hidráulica e airbag?"
Olavo Campiotto (São Paulo, SP)

Resposta - A Anfavea (associação dos fabricantes de veículos) diz que não tem estatísticas referentes a esses componentes específicos, mas argumenta que é a demanda que define os modelos e seus componentes. Uma consulta nos sites das fábricas mostra que os carros de outros países latino-americanos não são tão equipados assim. Na Argentina, a Volkswagen vende o Gol 1.6 em quatro versões de acabamento: duas delas não têm direção hidráulica nem airbag. No Fiesta comercializado na Venezuela, a direção hidráulica e o ar-condicionado são opcionais.

Clio com maçaneta trocada
"Levei meu Clio RN 1.0 2002 para sua primeira troca de óleo e filtro, em janeiro, na concessionária France. Posteriormente, notei que a capa da maçaneta interna da porta traseira esquerda estava quebrada. Observando melhor, notei que ela era diferente das demais. O gerente da revenda concordou e propôs a venda de uma nova peça pelo preço de custo."
Guilherme Leite (Ribeirão Preto, SP)

Resposta - A Renault diz que a concessionária se propôs a realizar o serviço necessário numa condição especial, o que foi recusado pelo cliente.
Réplica - O leitor conta que não aceita pagar pela peça e que perdeu a confiança na montadora.

Polo com barulho
"Inacreditável a indiferença com que a Volkswagen vem tratando, há mais de dois anos, os barulhos no meu Polo Classic 2000/2001. Cheguei a propor que o veículo fosse removido para a sede da montadora, já que as concessionárias da região não têm tido sucesso, mas a sugestão não foi considerada."
Dilson Fernandes (Botucatu, SP)

Resposta - A Volkswagen afirma que consultou a gerência da Sabrico e foi informada de que, após a última passagem do cliente na oficina, há cerca de um ano, não houve novas solicitações. Mas, considerando a carta, a montadora orientou a concessionária a reavaliar o Polo Classic. A VW comentou ainda que o gerente agendará uma data para a apresentação do veículo.

Palio Weekend sem peça
"Comprei uma Palio Weekend Adventure 1.6 16V, em maio de 2002. Em janeiro do ano passado, ao ligar o carro, o motor permanecia a 1.800 rpm, quando o normal seria 800 rpm. Levei o carro à revenda Da Vinci, que trocou o corpo de borboleta e revisou a injeção eletrônica. Em maio do ano passado, o problema reapareceu. Retornei à autorizada, chamaram um técnico da Fiat e fizeram um corpo de borboleta sob encomenda. Em outubro, o problema voltou. A Da Vinci diz que é preciso trocar o chicote da injeção. Só que a Fiat não tem a peça."
Cláudio Caggiano Perez (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat afirma que o veículo foi reparado pela concessionária Da Vinci e que o cliente confirmou o conserto.
Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Honda não aprova e alerta sobre riscos
Próximo Texto: Usados: Gol Turbo é o mais valorizado em fevereiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.