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Renault rejuvenesce Clio e muda nome para Symbol
Minivan Livina enfim inaugura motor "flex" da Nissan no Brasil
DO ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ
DOS PINHAIS (PR)
Fazer um Symbol é fácil: basta pegar um Clio Sedan 1.6, rejuvenescer as linhas dianteira e
traseira e pronto. Só não esqueça do travesseiro sobre o banco,
pois, no novo Renault, a suspensão é um pouco mais macia.
Apesar de os sedãs compartilharem a mesma plataforma, o
Symbol custa 9% a mais e sai
por R$ 41.190. A justificativa
está no acabamento do interior, que traz ar-condicionado,
direção hidráulica e trio elétrico. O airbag duplo também é de
série, assim como a pá de cal no
Clio Sedan. Não era sem tempo.
O Symbol chega para enfrentar o Peugeot 207 Passion
(R$ 39.490), cuja gama também mudou e manteve a plataforma do 206.
Nascido na Turquia e produzido na Argentina, o Renault
incorpora as virtudes do Clio,
como o amplo porta-malas
(506 l) e o motor 1.6 "flex" (até
115 cv), mais potente que o do
VW Polo Sedan (R$ 43.310).
O Symbol, porém, não disfarça a origem humilde. Em altas
rotações, o câmbio trepida, e o
ruído do motor invade a cabine
e compete com o do toca-CDs.
Esse item, aliás, vem só na
versão Privilège (R$ 44.490)
-preço do Focus Sedan antigo.
Outra herança do Clio é o visual polêmico. Se faltou harmonia no Symbol, foi culpa da área
financeira. Para reduzir custo,
impediu que mexessem muito
na lateral. Talvez por isso tenha
a pior expectativa do segmento:
só 700 Symbol por mês.
Livina
Parceira da Renault, a Nissan
lançou no mesmo evento a minivan Livina (R$ 46.690), o primeiro carro "flex" da marca japonesa. Há motores 1.6 (até 108
cv) e 1.8 (até 126 cv), bom espaço interno e acabamento simplificado.
(FELIPE NÓBREGA)
O jornalista viajou a convite do grupo Renault/
Nissan, que cedeu os carros para avaliação
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