São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

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Renault rejuvenesce Clio e muda nome para Symbol

Minivan Livina enfim inaugura motor "flex" da Nissan no Brasil

DO ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)

Fazer um Symbol é fácil: basta pegar um Clio Sedan 1.6, rejuvenescer as linhas dianteira e traseira e pronto. Só não esqueça do travesseiro sobre o banco, pois, no novo Renault, a suspensão é um pouco mais macia.
Apesar de os sedãs compartilharem a mesma plataforma, o Symbol custa 9% a mais e sai por R$ 41.190. A justificativa está no acabamento do interior, que traz ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. O airbag duplo também é de série, assim como a pá de cal no Clio Sedan. Não era sem tempo.
O Symbol chega para enfrentar o Peugeot 207 Passion (R$ 39.490), cuja gama também mudou e manteve a plataforma do 206.
Nascido na Turquia e produzido na Argentina, o Renault incorpora as virtudes do Clio, como o amplo porta-malas (506 l) e o motor 1.6 "flex" (até 115 cv), mais potente que o do VW Polo Sedan (R$ 43.310).
O Symbol, porém, não disfarça a origem humilde. Em altas rotações, o câmbio trepida, e o ruído do motor invade a cabine e compete com o do toca-CDs.
Esse item, aliás, vem só na versão Privilège (R$ 44.490) -preço do Focus Sedan antigo.
Outra herança do Clio é o visual polêmico. Se faltou harmonia no Symbol, foi culpa da área financeira. Para reduzir custo, impediu que mexessem muito na lateral. Talvez por isso tenha a pior expectativa do segmento: só 700 Symbol por mês.

Livina
Parceira da Renault, a Nissan lançou no mesmo evento a minivan Livina (R$ 46.690), o primeiro carro "flex" da marca japonesa. Há motores 1.6 (até 108 cv) e 1.8 (até 126 cv), bom espaço interno e acabamento simplificado. (FELIPE NÓBREGA)


O jornalista viajou a convite do grupo Renault/ Nissan, que cedeu os carros para avaliação


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