São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011

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Anda e para do trânsito faz carro consumir 39% mais

Teste exclusivo Folha-Mauá revela que congestionamento intenso é o maior vilão do desperdício de combustível

Nem mesmo transitar com o ar-condicionado ligado ou com o bagageiro carregadoprovoca tanta variação


Marcelo Justo/Folhapress
Av. 23 de Maio, no horário de pico

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Se não bastasse uma frota de 7 milhões de veículos, a capital paulista ainda emplaca mil novos carros por dia. O resultado? Ruas entupidas e trânsito cada vez mais lento. O pior cenário ocorre no pico da tarde, quando o anda e para dos carros faz a velocidade média cair pela metade: 15 km/h, calcula a CET.
Além do cansaço físico causado pelas manobras, o motorista "engarrafado" ainda arca com um aumento considerável no consumo de combustível do carro.
À pedido da Folha, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) mediu a variação do gasto de gasolina de um modelo "popular" em trajeto de trânsito normal e intenso.
Com pista livre, o Uno (1.0) cedido para o teste percorreu 14 km/l. No rush, o consumo cresceu 39%: 10,1 km/l. Pelos testes, nem transitar com o ar ligado ou com o carro carregado provoca tanta variação.
O assistente técnico da Fiat, Ricardo Dilser, explica que o momento de por o carro em movimento é quando o motor realiza mais esforço. "Já automáticos, pela mecânica, gastam até 8% mais." Uma teoria curiosa sobre a causa do anda e para nos engarrafamentos é a da onda invisível ""quando não há motivo lógico para a inconstância. Ocorre quando o carro da frente diminui a velocidade, levando o de trás a reduzir ainda mais o ritmo. Nesse efeito cascata, chega o ponto em que alguém, lá no fundo, para por completo.


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