São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

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Acessório encarece conserto de "off-road"

Peças extras significam um aumento de mais de 50% em relação a "on-road'; mão-de-obra é 15% mais cara

Fotos Rafael Hupsel/ Folha Imagem
O EcoSport, reestilizado em outubro de 2007, e a nova Palio Adventure, alterada em maio; apliques e pinturas como alternativa a peças como quebra-mato deixam conserto mais barato


RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O segmento foi definido como "modismo" quando inaugurado em 1999 pela Fiat, com a Palio Adventure. Mas os carros que são fora-de-estrada apenas na aparência deixaram o rótulo de onda passageira para se tornarem cada vez mais comuns.
A diferença de preço do zero-quilômetro nem é tanta. Enquanto um Ford Fiesta 1.6 com ar-condicionado e direção hidráulica custa R$ 41.125, a versão "aventureira" Trail sai por R$ 46.015. O problema aparece na hora de trocar as peças.
O Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) calcula que consertar um "off-road" possa ser 53% mais caro que um carro sem apetrechos.
"O comportamento [do carro] em uma batida se torna outro, principalmente em função desses acessórios, o que resulta em um custo superior de reparo", explica o engenheiro do Cesvi Emerson Feliciano.
O presidente do Sindirepa-SP (sindicato de reparadores de veículos), Antônio Fiola, explica que os reparadores cobram por hora. "Nesses carros, o serviço é mais demorado e difícil, o que deixa a mão-de-obra até 15% mais cara", calcula.
A pedido da Folha, o centro fez uma simulação para avaliar o custo de reparo do líder do mercado, o Ford Ecosport, e da recém-lançada Palio Adventure Locker, comparando valores com as peças das versões de entrada. Outros nove carros haviam sido estudados em 2007.
No caso da Palio Weekend, a diferença é pequena. Numa simulação no computador de uma batida a 15 km/h, o reparo da versão Locker seria de R$ 9.700 contra R$ 9.300 da ELX, pois há um grande compartilhamento de peças.
Não existe um EcoSport sem acessórios, mas, diz o Cesvi, o estepe externo encarece o conserto em R$ 500, pois é preciso trocar também o suporte do pneu. Ter um quebra-mato falso, em compensação, deixa o conserto R$ 400 mais barato em comparação com modelos que de fato têm o acessório.
No teste feito em 2007, a cesta básica de peças para um Volkswagen CrossFox custava mais de R$ 8.400, enquanto a do Fox saía por R$ 5.300. No Ford Fiesta, era de R$ 8.600; no Trail, subia para R$ 11,7 mil.
"As fábricas estão substituindo acessórios por apliques ou pinturas, o que faz o custo cair um pouco", avalia Feliciano.

Idea
Fãs desse estilo ganharam mais uma opção. A Fiat Idea Adventure também virou Locker, com bloqueio do diferencial. Apesar de o preço de R$ 56.950 ser o mesmo da Adventure anterior, a diferença entre as peças da versão "comum" e da "off-road" da minivan era de R$ 3.500 no ano passado.


CESVI www.cesvibrasil.com.br



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