São Paulo, domingo, 22 de julho de 2007

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Cartas

Idea Adventure estala na ladeira

"Dois dias depois de retirar minha Idea Adventure da Sinal, constatei defeitos na embreagem, na homocinética, no espelho interno de vigilância, na moldura interna (que estava solta) e na caixa de som. Encaminhei uma queixa à revenda e deixei o carro para conserto, mas precisei retirá-lo por falta de peças. Quando retornei à revenda, resolveram parte dos defeitos, restando o conserto da homocinética e da embreagem. Na terceira vez, desisti da Sinal por falta de solução. Registrei uma reclamação na Fiat, que sugeriu que procurasse outra revenda. Fui então à Da Vinci três vezes, até que um dia o carro quebrou na rua. Dessa vez, resolveram o problema da peça quebrada, porém os estalos na homocinética e na embreagem continuam. Segundo informações dos técnicos da autorizada, o problema não tem solução. Já liguei seis vezes para a Fiat e, em cada ligação, atende uma pessoa diferente sempre com a mesma resposta: "Aguarde um contato da montadora". Até quando terei de aguardar uma solução para o problema?"
Rosiel Tavares da Silva (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - " O ruído reclamado pelo cliente se origina de conversões em aclives acentuados, não sendo considerado inconveniente. Também não há riscos à condução do veículo."

Réplica do leitor - "Paguei R$ 56 mil por um automóvel que saiu da montadora com um defeito que não tem solução."

Catalisador do Civic
"Há muitos anos, só abasteço em dois postos. Meu Civic precisou ser guinchado à concessionária Chroma, mas a Honda afirma que não vai fornecer o catalisador em garantia alegando que o problema foi causado por agentes externos. Desse jeito fica fácil dar garantia. Para piorar, sou obrigado a ficar uma semana sem o carro, pois a Honda não dispõe de peças de reposição."
Jorge Pires (Taubaté, SP)

Resposta da Honda - "Após análise do veículo, foi constatado que os danos são decorrentes da utilização de combustível de qualidade inferior e/ou de aditivos não recomendados, situação não coberta pela garantia."

Entrega do Golf
"Há aproximadamente três meses, meu pai encomendou um Golf para me dar de presente. Desde então, os prazos de entrega só aumentam. Toda vez que ligo para a central de atendimento, é aberto um protocolo de reclamação e nunca dão uma resposta conclusiva. Além de falta de respeito e consideração com o consumidor, a VW também não respeita suas concessionárias, que estão deixando de vender. Uma vez que ela não está preparada para montar, atender e vender, não deveria ter lançado o carro."
Maria Paula Sguario Cavani (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "O carro será entregue até a terceira semana de agosto." Réplica da leitora - "Quando fechamos o negócio, o prazo de entrega era, no máximo, de um mês. Até agora, não há nenhuma explicação sobre o atraso nem em que estado encontra-se a montagem do carro."

Sem carro-reserva
"Meu Celta apresentou um barulho anormal no motor após 900 quilômetros rodados. Retornei à Viamar e, no mesmo dia, recebi uma ligação do chefe da oficina, relatando que fora diagnosticada folga nos pistões. O bloco estava danificado, e o motor seria trocado parcialmente, sem prazo para a finalização do serviço. Contatei a GM para receber um carro-reserva, mas eu ainda não sei se terei direito ao veículo prometido em caso de pane -isso foi o que me disseram quando comprei meu Celta. Também não tenho certeza se o serviço será realizado, mas não posso aceitar reparos em um motor que rodou apenas 900 quilômetros. Ele precisa ser trocado."
Edílson Fabre (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - " O caso foi devidamente solucionado. Durante o período em que o carro estava sendo reparado, o cliente recebeu um carro-reserva."

Fiesta sem cinto
"Meu Fiesta 2007 apresentou um defeito no cinto de segurança. Procurei a revenda Horizonte e fui orientado a ligar para o atendimento da Ford para, segundo a autorizada, agilizar o envio da peça. Ao falar com a atendente, recebi um número de protocolo e a promessa de uma resposta após dois dias úteis. Sem nenhum contato, voltei a falar com a central, que reconheceu o atraso e prometeu uma nova resposta para o dia seguinte, o que não aconteceu. Estou rodando com um carro na garantia que possui defeito em um item de segurança, enquanto a Ford, sem nenhum respeito e consideração pelo consumidor, engana seus clientes com falsos anúncios."
Cícero Gomes Júnior (Mogi das Cruzes, SP)

Resposta da Ford - "Informamos que a questão foi solucionada."


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