São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2004

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HATCHBACKS

VW lança série especial com 150 cv, o que traz equilíbrio na briga de desempenho com o Fiat, que é mais caro

Com 30 cv a menos, Golf dá trégua ao Stilo

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

O Brasil produz pouquíssimos veículos esportivos. As montadoras preferem pegar o que já têm na linha de produção e colocar aerofólio e spoiler, como acontece com Peugeot 206 Rallye e Ford Ka XR. A exceção fica por conta de Audi A3 1.8T -150 cv (cavalos) ou 180 cv-, Volkswagen Golf GTI (180 cv) e Fiat Stilo Abarth (167 cv).
O A3 é equipado com os motores 1.8 turbinados que a Volkswagen fabrica, mas o "primo" Golf só vinha usando o mais potente. Agora, a VW resolveu oferecer o mais simples numa versão que chama de "esportivo de entrada". A série especial Sport terá 450 unidades produzidas até dezembro.
É essa novidade que foi para a pista de testes ao lado do Stilo, que usa o motor do Marea, mas com um remapeamento que o deixou com sete cavalos a mais. O A3 ficou de fora pois a Audi não tinha uma unidade disponível.
Defasado em relação à quinta geração do Golf europeu, ele foi mais rápido. O Stilo, aspirado, chegou perto. Partindo da imobilidade até os 100 km/h, registraram 8,68s e 8,97s. Mas o turbo prova que faz diferença. Na "esticada" até 180 km/h, o Volks marcou 32,75s, contra 34,50s do Fiat.
As retomadas também foram equilibradas. Entre 40 e 80 km/h, o Sport levou 7,54s, e o Abarth, 7,67s. A diferença é ainda menor quando o motorista vai de 80 a 120 km/h. São apenas 0,03s a favor do Golf: 9,75s ante 9,78s.
O "alemão" também se sai melhor na hora que o motorista precisa controlar a cavalaria. Ele pára 4,5 m antes que o "italiano" quando vem a 80 km/h. O Golf fica atrás apenas na frenagem de 40 km/h -a diferença, de 20 cm, é menor que uma régua escolar.

Caros
Se, na pista, Golf Sport e Stilo Abarth tiveram desempenho bastante equilibrado, na hora da compra a história é bem diferente. A Fiat cobra R$ 76.980. O preço da série da VW é R$ 61.626 -a tabela do 2.0 aponta valores de até R$ 54.157, e o GTI vale R$ 73.630.
A Fiat optou por fazer um carro mais tecnológico. A direção é elétrica, com um sistema que a deixa mais leve em manobras. O Golf usa o tradicional mecanismo hidráulico. Além dos freios com ABS (antitravamento) comum aos dois hatchbacks, o Stilo traz o ASR (controle de tração). O teto solar do mineiro é panorâmico (opcional de R$ 6.161), contra o normal do paranaense (R$ 2.779).
O Stilo também tem, de série, airbag duplo (R$ 1.743 no Golf), sensor de chuva e retrovisor eletrocrômico (R$ 635) e toca-CDs com MP3 (só o leitor de discos sai por R$ 1.247 no concorrente). Os bancos traseiros podem deslizar, e há mesas como as de avião. Como opcional, oferece faróis de xenônio e airbag lateral.
A Fiat fica devendo o câmbio automático, pelo qual a Volks cobra R$ 6.012. O Golf traz controlador de velocidade (R$ 445 a mais no Stilo), alarme (R$ 937) e bancos parcialmente de couro.
De qualquer forma, o brasileiro já provou que é do Golf que gosta. Segundo a Fenabrave (federação dos distribuidores), de janeiro a junho, foram vendidos 7.146 Golf, 61% a mais que os 4.444 Stilo.


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