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Lifan vai trazer mais 3 modelos até 2011
Chery planeja montar carros em CKD no Brasil daqui a três anos
Todas as chinesas estão otimistas; a JAC, que só chega em março, quer vender 35 mil carros por ano, o mesmo que a Kia
DO ENVIADO A MONTEVIDÉU
O Lifan 320 chega da China
em CKD (conjuntos desmontados) e é montado na planta
construída pelo grupo Effa
no Uruguai. O carro é vendido há três meses no país, mas
o objetivo principal da operação é exportar para o Brasil a
partir do mês que vem.
Ainda neste ano chega o
sedã 620. Para 2011, virão
uma minivan e um utilitário
compacto. A marca também
venderá na Argentina.
O grupo já importa o Effa
M100, tido como o carro mais
barato do Brasil. Alvo de críticas à qualidade, a fabricação do compacto mudou.
O M100 era fabricado em
uma planta da chinesa Changhe, controlada pela Suzuki.
Com o aumento da demanda,
a produção passou para uma
fábrica própria da Suzuki.
"O controle de qualidade
será mais rigoroso, e o processo produtivo, mais elaborado", promete Eduardo
Effa, presidente da Effa.
O carro terá mais itens de
série, subindo o preço de
R$ 23,5 mil, mas abaixo do do
Lifan 320 (R$ 30 mil).
Já a Chery, chinesa que já
vende no Brasil o Cielo
(hatch e sedã) e o jipinho Tiigo, planeja fazer uma operação em CKD no Brasil.
"A cidade não está definida, mas o primeiro carro sairá da linha em 2013", afirma
o presidente da Chery, Luis
Curi. Por enquanto, a marca
lança o compacto Face.
O modelo parece uma mistura de Volkswagen Fox e
Fiat Idea, mas as linhas assinadas pelo estúdio italiano
Bertone agradam.
OTIMISTA
Mesmo com duplo comando e 16 válvulas, o motor 1.3
tem baixa potência (84 cv).
No curto test-drive promovido pela Chery, o Face demonstrou disposição nas retas e dificuldade em subidas.
A carroceria alta e estreita
interfere na estabilidade e
aperta os passageiros atrás.
O Face segue a cartilha do
chinês completo e barato: R$
31,9 mil -R$ 10 mil a menos
que um VW Fox equivalente.
O painel agrada, mas o
acabamento continua deixando a desejar.
A Chery também sonha alto e quer emplacar 6.000 Face até dezembro. Em 2011,
prevê que ele seja 40% dos
30 mil carros planejados.
A marca está homologando para montagem no Brasil
o sedã pequeno Fullwin (futuro rival do Renault Logan),
o compacto S18 e sua versão
aventureira S18D.
No Salão de São Paulo, em
outubro, ainda estarão o Tiigo automático e o sedã G5,
apresentado em Pequim.
O subcompacto QQ só virá
se a adaptação para "flex" do
motor 1.1, desenvolvida pela
Delphi, estiver pronta.
Já a JAC Motors chegará
em março de 2011 pelas mãos
do empresário Sérgio Habib,
que abrirá 31 revendas.
O hatch J3 será o primeiro e
foi flagrado pela Folha em
testes de validação em São
Paulo. Ele estará no Anhembi ao lado da minivan J5 e do
sedã J6. (RICARDO RIBEIRO)
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