São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010

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Clientes da Citroën ganham passagem, mas não vão a Paris

Marca contempla 9.000 pessoas em janeiro e fevereiro, e agência não consegue marcar voo da TAM para todos

Sem bilhete de viagem, consumidores não podem reservar hotel, traslado e voo interno na França neste ano

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A promoção "Citroën 90 anos" está acumulando reclamações de clientes. Alguns esperam desde março pela passagem que não sai.
Pela promoção, quem comprasse um Citroën zero-quilômetro em janeiro e fevereiro ganharia uma passagem de ida e volta para Paris.
Na concessionária, o cliente recebia uma senha para fazer um cadastro no site (www.citroen.com.br/paris) e marcar a viagem.
Depois, era preciso aguardar o contato da agência Premier Viagem e Turismo, contratada pela Citroën para confirmar as datas das passagens, que só podem ser usadas até abril de 2011.
O regulamento, porém, determina que as passagens não podem ser marcadas em épocas de maior procura, como feriados prolongados, férias e meses de alta temporada. Os bilhetes também dependem da disponibilidade da companhia aérea TAM, como diz o regulamento.
Só que os clientes, mesmo fazendo malabarismo para ajustar o seu planejamento aos intervalos definidos, não conseguem emitir os bilhetes. Argumentam que a agência Premier dificulta a marcação da passagem.
"Sempre consulto o site da TAM e há disponibilidade de assentos para todas as datas que solicitei", diz o analista Luciano Rocha de Lima, 41.
Lima briga pela passagem há cinco meses e recebeu da agência apenas uma reserva com três datas diferentes de partida e de retorno. Mesmo assim, não há garantia de que ele irá embarcar.
"Falta menos de um mês para a viagem e não recebi a passagem nem a confirmação das datas exatas. Não consigo reservar hotéis e trechos internos", reclama.
Sem retorno depois de marcar uma data no site, a nutricionista Cláudia Hitomi, 45, ligou para a Premier.
"Quando a gente dizia que era sobre a viagem da Citroën, nunca havia atendente disponível. Só resolveram falar quando eu ameacei entrar no Procon", conta.

FÉRIAS
Cláudia teve de remarcar a viagem seis vezes. "Quando eu escolhia uma data, ligavam dois dias depois dizendo que não havia mais assento disponível. O pior é que tive de ficar trocando as férias na empresa onde trabalho", diz. Agora, seu embarque está prometido para novembro.
Já a engenheira Célia Angela Grande, 45, nem conseguiu fazer o cadastro no site. "A senha não funcionava e a Citroën não resolvia", conta.
Foram dois meses para conseguir acesso e, mesmo com o cadastro feito, ela não consegue a passagem.
"Agora, falta a concessionária onde comprei o carro enviar a documentação." Célia espera há quatro meses.
Outra reclamação é a passagem do acompanhante. Segundo clientes, foi prometida pela Citroën por US$ 600."Paguei US$ 879", afirma Hitomi. (RICARDO RIBEIRO)


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