São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALÃO DE SÃO PAULO

Estandes têm atrações para fisgar público feminino

Há desfile e maquiagem; mulheres compram 50% dos carros novos

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de as mulheres ainda serem a minoria no Salão de São Paulo, elas estão lá. Responsáveis por quase metade das vendas de carros novos e com poder de influenciar 70% dos negócios, obrigam as montadoras a se moldarem para recepcioná-las e passar dados específicos sobre os lançamentos.
A grande novidade é a presença de modelos masculinos na maioria dos estandes, atração que parece ter agradado. "É bom ver homens bonitos ao lado de carros bonitos, assim como o público masculino admira uma bela mulher ao lado de um veículo", comenta a advogada Elisangela Lorensini.
Além de irem com as amigas, o namorado ou o marido, muitas saem do serviço e vão sozinhas conhecer as novidades. A visita também serve para planejar a próxima compra.
A promotora Renata Santos, 32, diz que adora carros e que vai a todas as edições do evento. "A presença de mulheres é cada vez maior, e a atuação de homens como promotores, além de ser agradável, é melhor porque conseguem passar mais detalhes sobre o veículo e responder todas as nossas dúvidas."
Já a estudante Renata Fiedler, 18, que estava com o namorado, mostrou-se mais interessada nas máquinas e não resistiu ao passar pelo estande da Ferrari -mesmo sem modelos homens. "Já que não dá para comprar, tirei várias fotos."

Batom
A Volkswagen anunciou que passou a vender mais para mulheres e que elas responderam por 51% das vendas em setembro. O Fox é o modelo preferido por elas, com índice de 55%.
O diretor de marketing e vendas da VW, Paulo Sérgio Kakinoff, diz que o estande tem 30 homens e 30 mulheres, treinados para passar informações até sobre o tecido dos bancos. "A mulher, ao contrário do homem, escolhe o carro de dentro para fora. Aerofólio, rodas e spoiler não têm importância para elas. A posição de dirigir e itens de conforto e segurança são decisivos para 60% delas."
Para chamar a atenção delas, a empresa oferece maquiagem gratuita e organizou um desfile da Iódice, após um debate sobre tendências de consumo.
Mas não é só a VW que aposta no batom para atrair o público feminino. A Citroën e a Ford também contrataram maquiadores. Em parceria com a francesa, a Revlon vai até mostrar novos produtos no Anhembi.
E quase todas as montadoras estão vendendo roupas. Uma calça da Fiat, por exemplo, custa R$ 70. O boné sai por R$ 20.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Promotores direcionam informação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.