|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DUCATI SENNA 916
Amortecedor no guidão dá mais firmeza à direção
Para Greco, moto é
equilibrada e segura
MARCO GRECO
especial para a Folha
A Ducati é considerada pelos
amantes do motociclismo, principalmente os italianos, a Ferrari de
duas rodas, uma verdadeira máquina dos sonhos.
Com suas linhas agressivas e tecnologia de ponta, pode-se dizer
que a Senna 916 mantém a tradição
da marca italiana. É uma moto
muito equilibrada e segura, graças
ao perfeito conjunto motor/suspensão/chassi.
Ao contrário do que possa parecer, a Ducati Senna não tem acelerações violentas, ou bruscas. O
motor mantém a máquina com
torque (força) linear, em altas ou
baixas rotações.
No fundo, ela é um ``gentle
giant'' (gigante gentil), capaz de
fornecer pilotagem rápida e esportiva, quando exigida, ou moderada, quando se quer apenas apreciar a paisagem. Pode-se sair tranquilamente, em giros baixos, e
manter a marcha por um grande
trecho -as marchas são longas
porque há potência de sobra.
Na prática, isso significa conforto para guiar no trânsito das grandes cidades, sem a necessidade de
muitas trocas de marcha.
Mas, quando exigida, a Senna
tem motor suficiente para despertar fortes emoções. É nesse momento que entra em ação detalhes
que vieram das pistas de corrida. O
chassi de molibdênio é resistente e
mais leve, sem ser tão rígido nem
tão mole. Trabalha em perfeita sintonia com a suspensão para permitir uma direção mais agressiva.
Os pneus radias, de perfil baixo e
largo, e o eficiente conjunto de
amortecedores Showa (de competição) possibilitam entrar nas curvas em velocidade. A Senna 916
realmente não ``sai de baixo''
(desgarra na curva).
O amortecedor de direção, outra
inovação das pistas, oferece ao piloto maior firmeza para enfrentar
o nosso piso irregular, principalmente em curvas.
Os freios de competição, da marca italiana Brembo, também são de
última linha. Os discos são flutuantes e permitem freadas seguras, em curtos espaços. Um detalhe importante: em seguida à freada, eles ``soltam-se'' rapidamente,
facilitando saídas mais velozes.
Em síntese, a Ducati Senna é uma
moto ``aliviada'' (leve), tem posição de dirigir esportiva -mas que
não cansa o piloto-, é baixa, segura e de fácil dirigibilidade.
Assim, pode perfeitamente ser
pilotada por qualquer motociclista, não sendo apenas exclusiva aos
loucos por velocidade.
Marco Greco, 33, compete na F-Indy (5¦ lugar
na classificação geral). No motociclismo, foi tetracampeão paulista, tricampeão Centauro e primeiro piloto brasileiro a competir na categoria 500 cc
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|