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PEÇAS E ACESSÓRIOS
Código revela "personalidade" de pneus
Letras e números nas laterais identificam medidas, tipo de construção e velocidade máxima suportada
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Muito mais do que fazer o
carro rodar, o pneu é responsável pela aderência, pela segurança, pela performance e até
pelo consumo de combustível.
Por isso é importante saber
"ler" todos os códigos da peça.
Mas, antes de tudo, ele deve
ter o selo do Inmetro (instituto
de metrologia e qualidade industrial), sinônimo de aprovação ao Brasil. Além dos nomes
do fabricante e do modelo, os
pneus também informam a capacidade de carga e a velocidade máxima que suportam.
Numa inscrição 225/60 R15,
por exemplo, o "R" indica que
ele é radial. Segundo Fábio Lopes, gerente da Pirelli, hoje
99% dos pneus são radiais, e 1%
é diagonal. "A carcaça com estrutura diagonal é feita com lonas cruzadas. Já na radial, a lona acompanha a circunferência
do pneu." O radial proporciona
uma melhor manobrabilidade.
O gerente de produtos e serviços da Continental, Gilberto
Vivian, esclarece que a capacidade de carga e a velocidade de
um pneu têm de ser, no mínimo, as especificadas no manual
do veículo. Mas o proprietário
pode optar por um modelo que
atinja velocidades superiores.
"O pneu original do [Volkswagen] Gol é "T", o que significa
que suporta 190 km/h, mas ele
pode receber a especificação
"H", cujo índice de velocidade
máxima é de 210 km/h."
O Gol também pode receber
um pneu para deixar o carro
mais baixo. Para isso, o original
175/70 R13 pode ser substituído pelos 185/60 R14 ou 195/50
R15, mas as rodas também precisam ser trocadas. Segundo
Lopes, a mudança pode ser feita porque a altura é semelhante. O que muda é o aro.
A carga máxima que o pneu
suporta também deve ser obedecida. Os códigos numéricos
correspondem cada um a uma
carga máxima em quilos. Para
os carros, os índices vão de 70
(335 kg) a 169 (5.800 kg).
O pneu mostra se está desgastado de modo irregular, o
que indica a necessidade de alinhamento ou de calibragem.
Há o indicador TWI (degrau indicador de desgaste, na sigla inglesa), uma marcação em alto-relevo, normalmente ao longo
dos sulcos. Quando ela aparece,
o pneu está no limite de segurança e é preciso trocá-lo.
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