São Paulo, domingo, 23 de julho de 2006

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PEÇAS E ACESSÓRIOS

Código revela "personalidade" de pneus

Letras e números nas laterais identificam medidas, tipo de construção e velocidade máxima suportada

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Muito mais do que fazer o carro rodar, o pneu é responsável pela aderência, pela segurança, pela performance e até pelo consumo de combustível. Por isso é importante saber "ler" todos os códigos da peça.
Mas, antes de tudo, ele deve ter o selo do Inmetro (instituto de metrologia e qualidade industrial), sinônimo de aprovação ao Brasil. Além dos nomes do fabricante e do modelo, os pneus também informam a capacidade de carga e a velocidade máxima que suportam.
Numa inscrição 225/60 R15, por exemplo, o "R" indica que ele é radial. Segundo Fábio Lopes, gerente da Pirelli, hoje 99% dos pneus são radiais, e 1% é diagonal. "A carcaça com estrutura diagonal é feita com lonas cruzadas. Já na radial, a lona acompanha a circunferência do pneu." O radial proporciona uma melhor manobrabilidade.
O gerente de produtos e serviços da Continental, Gilberto Vivian, esclarece que a capacidade de carga e a velocidade de um pneu têm de ser, no mínimo, as especificadas no manual do veículo. Mas o proprietário pode optar por um modelo que atinja velocidades superiores.
"O pneu original do [Volkswagen] Gol é "T", o que significa que suporta 190 km/h, mas ele pode receber a especificação "H", cujo índice de velocidade máxima é de 210 km/h."
O Gol também pode receber um pneu para deixar o carro mais baixo. Para isso, o original 175/70 R13 pode ser substituído pelos 185/60 R14 ou 195/50 R15, mas as rodas também precisam ser trocadas. Segundo Lopes, a mudança pode ser feita porque a altura é semelhante. O que muda é o aro.
A carga máxima que o pneu suporta também deve ser obedecida. Os códigos numéricos correspondem cada um a uma carga máxima em quilos. Para os carros, os índices vão de 70 (335 kg) a 169 (5.800 kg).
O pneu mostra se está desgastado de modo irregular, o que indica a necessidade de alinhamento ou de calibragem. Há o indicador TWI (degrau indicador de desgaste, na sigla inglesa), uma marcação em alto-relevo, normalmente ao longo dos sulcos. Quando ela aparece, o pneu está no limite de segurança e é preciso trocá-lo.


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