São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009

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Tiguan é uma espécie de Q5 sem tanto mimo

"Crossover" da Volkswagen quer parecer mais jipinho do que só um Golf 4x4; Q5 tem algo a mais do que o A4

DA REPORTAGEM LOCAL

Apressado, o manobrista aponta na esquina da churrascaria com o Q5 em velocidade acima da permitida. Ao entregar o jipinho, ele emenda num elogio: "Belo V6, hein, doutor?"
Melhor agradecer e ir embora sem revelar a verdade. Qualquer retificação, por mais breve que fosse, seria uma falta de consideração com a fila de clientes que aguardavam ávidos por seus carros.
Na prática, o manobrista estava certo. O motor quatro cilindros turbinado do Audi tem o desempenho de um V6. No teste Folha-Mauá, o Q5 2.0 T (214 cv) precisou de 8,6s para acelerar de 0 a 100 km/h, cerca de 0,5s mais rápido que o Captiva 3.6 V6 (261 cv) e que o Tiguan, sem precisar virar sócio de um posto de gasolina.
A engenharia alemã também se orgulha do câmbio sequencial de sete marchas com dupla embreagem. A precisão é a de um relógio suíço, e não há trancos nem quando são usadas as "borboletas" atrás do volante revestido de couro.
Pudera: custando quase dois Captiva V6 (R$ 105.758), nem deveria ser muito diferente.
O Tiguan usa o mesmo propulsor turbinado do primo rico, mas sem o sistema variável de abertura e fechamento das válvulas do Audi. A transmissão automática também é diferente: tem "apenas" seis marchas e conversor de torque convencional.
Sem essas tecnologias, a potência do jipinho da Volks cai para 200 cv, e o preço, para R$ 124 mil -ainda assim, alto.
Não é à toa que são comercializadas, segundo a montadora, apenas 40 unidades por mês -as vendas começaram no início de maio. O líder Tucson, por exemplo, que parte de R$ 70 mil, emplacou 2.992 unidades em julho.
Já o Q5 começou a ser comercializado em junho e vende cerca de 60 unidades por mês.

Motoboy
Com tanta rua esburacada, nem é preciso sair da cidade para encontrar uma trilha mais radical para esses jipinhos. Azar das rodas de aro 18 do Audi e das de aro 17 do Tiguan.
A compensação é que os retrovisores externos, em posição mais elevada, ficam fora do alvo da maioria dos motoboys. De tão grande, porém, os espelhos do Q5 parecem enxertados de uma van Sprinter.
Para o motorista que acha pouco, o computador de bordo ainda projeta numa tela a distância que o Audi está de obstáculos frontais e traseiros.
Esse é um dos vários mimos que o Tiguan -comercializado em versão única- não oferece nem como opcional, assim como as quatro argolas prateadas na grade, é claro. (FELIPE NÓBREGA)
As montadoras cederam os carros para teste


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092




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