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Tiguan é uma espécie de Q5 sem tanto mimo
"Crossover" da Volkswagen quer parecer mais jipinho do que só um Golf 4x4; Q5 tem algo a mais do que o A4
DA REPORTAGEM LOCAL
Apressado, o manobrista
aponta na esquina da churrascaria com o Q5 em velocidade
acima da permitida. Ao entregar o jipinho, ele emenda num
elogio: "Belo V6, hein, doutor?"
Melhor agradecer e ir embora sem revelar a verdade. Qualquer retificação, por mais breve
que fosse, seria uma falta de
consideração com a fila de
clientes que aguardavam ávidos por seus carros.
Na prática, o manobrista estava certo. O motor quatro cilindros turbinado do Audi tem
o desempenho de um V6. No
teste Folha-Mauá, o Q5 2.0 T
(214 cv) precisou de 8,6s para
acelerar de 0 a 100 km/h, cerca
de 0,5s mais rápido que o Captiva 3.6 V6 (261 cv) e que o Tiguan, sem precisar virar sócio
de um posto de gasolina.
A engenharia alemã também
se orgulha do câmbio sequencial de sete marchas com dupla
embreagem. A precisão é a de
um relógio suíço, e não há trancos nem quando são usadas as
"borboletas" atrás do volante
revestido de couro.
Pudera: custando quase dois
Captiva V6 (R$ 105.758), nem
deveria ser muito diferente.
O Tiguan usa o mesmo propulsor turbinado do primo rico, mas sem o sistema variável
de abertura e fechamento das
válvulas do Audi. A transmissão automática também é diferente: tem "apenas" seis marchas e conversor de torque
convencional.
Sem essas tecnologias, a potência do jipinho da Volks cai
para 200 cv, e o preço, para
R$ 124 mil -ainda assim, alto.
Não é à toa que são comercializadas, segundo a montadora, apenas 40 unidades por mês
-as vendas começaram no início de maio. O líder Tucson,
por exemplo, que parte de R$
70 mil, emplacou 2.992 unidades em julho.
Já o Q5 começou a ser comercializado em junho e vende
cerca de 60 unidades por mês.
Motoboy
Com tanta rua esburacada,
nem é preciso sair da cidade para encontrar uma trilha mais
radical para esses jipinhos.
Azar das rodas de aro 18 do Audi e das de aro 17 do Tiguan.
A compensação é que os retrovisores externos, em posição mais elevada, ficam fora do
alvo da maioria dos motoboys.
De tão grande, porém, os espelhos do Q5 parecem enxertados
de uma van Sprinter.
Para o motorista que acha
pouco, o computador de bordo
ainda projeta numa tela a distância que o Audi está de obstáculos frontais e traseiros.
Esse é um dos vários mimos
que o Tiguan -comercializado
em versão única- não oferece
nem como opcional, assim como as quatro argolas prateadas
na grade, é claro.
(FELIPE NÓBREGA)
As montadoras cederam os carros para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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