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Por R$ 50 mil, Tiggo e Cerato incomodam
Chinesa Chery mostra seu primeiro carro no Brasil, e coreana Kia, seu primeiro carro que perturba o Civic
DA REDAÇÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Nem a crise econômica na
Ásia impediu que montadoras
chinesa e coreana mantivessem seus investimentos no
Brasil. A Kia quer entrar de vez
no mercado dos sedãs, e a
Chery quer apenas entrar. E
pela porta da frente: vem brigar
no segmento dos jipes urbanos,
o que mais cresce no mundo.
Para isso, o Tiggo traz motor
2.0 (135 cv) e tudo que se espera
de um rival do Ford EcoSport:
ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico num pacote único de R$ 49,9 mil.
No momento, só haverá versão com câmbio manual e tração dianteira. O Tiggo 4x4 automático chegará no primeiro
trimestre do ano que vem, talvez com motor bicombustível.
Também "flex" serão os
Chery Face (R$ 29,9 mil), QQ
(R$ 22,9 mil) e A3 (R$ 42,9
mil), este sem nome definido
por razões óbvias, o Audi A3.
"Esperamos vender 3.500
carros até dezembro, e outros
10 mil em 2010", prevê Luis Curi, presidente da Chery.
Se acontecer, a empresa deve
abrir uma fábrica no Brasil e
depender menos da do Uruguai, onde é montado o Tiggo e
o Face -QQ e A3 vêm da China.
Cerato
Já a Kia resolveu mexer no
vespeiro do segmento de sedãs
médios e ressuscitou o Cerato.
Em grande estilo, diga-se de
passagem. O desenho é claramente inspirado no do Civic. E
isso é um baita elogio para uma
marca coreana em fase de afirmação no mercado brasileiro.
O motor é o mesmo 1.6 a gasolina do Soul, que gera 126 cv.
A transmissão automática tem
quatro marchas e, nas serras, se
atrapalha um pouco. Melhor
usar o modo sequencial.
O acabamento revela que os
coreanos estão aprendendo e
andam frequentando escolas
melhores que as dos chineses.
Manual, o Cerato custa R$
49,9 mil; automático, R$ 57,9
mil. A Kia planeja vender 3.000
Cerato neste ano. "Flex"? Só
em 2010, se o mercado ajudar.
(FABIANO SEVERO e RICARDO RIBEIRO)
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