São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Motores menores e mais modernos estão a caminho

DE SÃO PAULO

Os fabricantes têm se apressado para atender às próximas etapas da legislação europeia de emissões.
A Fiat, que ainda não apostou em carros híbridos ou elétricos, deu um grande passo com o TwinAir, motor 0,9 litro turbo de apenas dois cilindros e 85 cv. Consome pouco (faz até 29,2 km/l, segundo a Fiat) e tem baixa emissão de gás carbônico, o vilão do efeito estufa. Deve chegar ao Brasil em 2013, a bordo do sucessor do Mille.
Durante a convenção de seus cem anos, em Detroit (EUA), a Chevrolet anunciou que lançará nova linha de motores compactos. As datas de apresentação ainda não foram definidas. Haverá blocos 1.0 e 1.5. O primeiro terá três cilindros e opção turbo.
A Ford também terá seu 1.0 turbo com três cilindros, chamado EcoBoost. Pelas informações do fabricante, a novidade pode gerar até 120 cv consumindo menos que um motor aspirado de mesma cilindrada. A estreia acontece na Europa, em 2012.
O EcoBoost deverá ser produzido no Brasil a partir de 2014, na fábrica de motores da Ford em Taubaté (134 km de São Paulo). (ES)



Texto Anterior: Motor moderno faz Bravo superar Focus
Próximo Texto: Foco: Motos vintage e customizadores são as atrações de evento em SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.