São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vans de alto luxo concorrem com aviões

Chrysler Town & Country é rara representante de um segmento que perdeu espaço para a praticidade de voar

Passagens mais baratas e más condições de estradas desestimulam famílias a viajar por rodovias brasileiras

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Você trocaria a comodidade de uma van de luxo por uma viagem de avião mais rápida e menos confortável? Os números indicam que a resposta dos brasileiros tem sido "sim". O segmento das vans grandes -e boas para viajar-encolheu 56% nos últimos três anos. Em 2010, apenas 1.184 foram emplacadas.
No mesmo período, a venda de bilhetes aéreos cresceu 48% -a TAM diz que 30% dos seus clientes viajam a lazer.
Para Edmar Bull, presidente da Abav (associação dos agentes de viagem), a falta de estrutura das estradas, como hotéis e postos, desestimula o turista a viajar por rodovias.

ASFALTO RUIM
Outro entrave é o alto custo gerado pelo asfalto ruim e pelo excesso de praças de pedágio -em julho, as tarifas subiram até 12% no Estado.
Talvez tudo isso contribua para o extermínio das vans de luxo, representadas hoje apenas pela Chrysler Town & Country e pela Kia Carnival.
"Tão extensos e interessantes como o Brasil, os EUA e a Europa sabem explorar melhor o turismo rodoviário, por isso lá ele tem tantos adeptos", compara Bull.
São inegáveis os prazeres propiciados por modelos amplos e confortáveis como a van da Chrysler.
"Tio, esse é o carro mais legal em que já viajei", diz Luís Schiesari, 8, acomodado na terceira fileira de bancos e anestesiado pelas telas do "home theater" que, naquele momento, reproduziam imagens de um videogame.
Outra costumeiramente inquieta, a vovó segue satisfeita numa das duas poltronas reclináveis centrais, mas distraída com outros botões: os que aquecem os bancos de couro e os que regulam o ar-condicionado de três zonas.
É com esse nível de conforto que vão até sete ocupantes na Town & Country, que retorna ao mercado após quase um ano de ausência.
A pausa fez bem à van de luxo da Chrysler, que evoluiu bastante nesta versão 2011.
Na aparência, ganhou cromados. Mas a novidade está sob o capô e atende pelo nome de Pentastar - o novo e disposto motor V6 da marca americana. A potência subiu para 283 cv. Mas a van não é mais rápida que um avião, e não há buracos no céu.



Texto Anterior: Imposto: Abeiva diz que ressarcimento do IPI será feito via concessionárias
Próximo Texto: Eleição: Modelo é o melhor para levar 'pets'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.