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São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

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Vidros são à prova de balas, mas não de buracos

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Vidros abertos e carros blindados são incompatíveis, e não só por causa da segurança: "Os vidros blindados são mais pesados. Assim, impactos causados por buracos, lombadas e valetas os afetam de forma mais intensa", explica Marco Antonio Zarif, diretor-presidente da empresa Jordan Blindados.
Pior do que passar por um buraco é bater as portas do carro com o vidro aberto. "Nesse caso, a parte mais estreita do vidro tende a quebrar", diz Celso Oliveira.
Os vidros de um blindado têm até 17 mm de espessura. Para trocar apenas o do motorista, por exemplo, o dono desembolsa cerca de R$ 4.500. Os vidros são responsáveis em média por 70% do custo de uma blindagem total, que varia de R$ 40 mil a R$ 60 mil, dependendo do veículo.
Zarif recomenda a seus clientes o uso da película escurecedora. "Dificulta a visão de pessoas dentro do veículo." Mas ele lembra que alguns fabricantes de vidros blindados consideram que a instalação dessas películas podem ocasionar danos. Por isso elas não são cobertas pela garantia. "Portanto, antes de instalar o acessório, é preciso consultar a blindadora. E, mesmo assim, é preciso procurar empresas que tenham experiência." (IS)


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