São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 2010

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Mão na roda?

Por R$ 34,6 mil, VW Gol I-Motion é "automático" acessível, mas a falta de espaço limita cadeirantes

teste folha-mauá

JAIRO MARQUES
COORDENADOR-ASSISTENTE DA AGÊNCIA FOLHA

Depois da aposentadoria do Corsa Classic 1.6 automático em 2005, pessoas com deficiência -ou as que quisessem dirigir sem ter de acionar o pedal da embreagem- ficaram sem uma opção econômica para o transporte individual.
De olho nesse mercado, a VW lança o Gol 1.6 I-Motion, a versão automatizada do carro campeão de vendas, que atrai pelo preço. Com as isenções para deficientes, ele vai de R$ 34,6 mil para quase R$ 26 mil.
Mesmo assim, ainda é difícil esquecer o amplo porta-malas do sedã da Chevrolet ou o conforto do versátil Honda Fit (R$ 57,9 mil), um dos preferidos pelos cadeirantes.
No Gol, falta praticidade para colocar a cadeira de rodas no pequeno bagageiro (285 litros). Para levá-la no porta-malas, só rebatendo o encosto do banco traseiro, o que acaba com a possibilidade de transportar, ali, familiares ou amigos.
Se o cadeirante quiser colocar o equipamento por conta própria no veículo, o trabalho vai ser dobrado. O vão da porta é estreito, e carro, baixo.
Outra falha do Gol -além do fato de direção hidráulica e vidros elétricos, por exemplo, serem opcionais- é que a alavanca de ajuste de distância do banco fica do lado direito do banco. Dependendo da limitação do motorista, a operação vira um show de malabarismo.
Pelo menos há regulagem de altura do assento, como no VW Voyage I-Motion (R$ 37 mil).
Mas é acelerando que o Gol 1.6 (104 cv) mostra quais são suas principais virtudes.
Em ultrapassagens, chega a ser mais esperto que o Fit 1.5 (116 cv), aponta o teste Folha-Mauá. Enquanto o Volks precisa de 12s para retomar de 80 a 120 km/h, a minivan da Honda é 1,4s mais lenta.
O câmbio do Gol também ajuda no consumo rodoviário. A versão 1.6 automatizada é 7% mais econômica que a 1.0 manual (11,9 km/l de álcool).

Tremeliques
Por outro lado, quem está acostumado à maciez das trocas dos carros automáticos vai achar o câmbio automatizado do Gol um tanto desconfortável -mesmo que ainda seja um dos melhores do segmento.
Em um congestionamento, a baixa velocidade faz o compacto dar pequenos tremeliques até encontrar a marcha certa.
Aí, é preciso, além de dosar o acelerador, agradecer à engenharia da VW, pois automatizar o câmbio de qualquer carro manual para pessoa com deficiência não sai por menos de R$ 6.000, o dobro do que o Gol pede para se livrar do pedal da embreagem.

O autor é cadeirante e edita o blog http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br

A VW cedeu o Gol para teste



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