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Mão na roda?
Por R$ 34,6 mil, VW Gol I-Motion é "automático" acessível, mas a falta de espaço limita cadeirantes
teste folha-mauá
JAIRO MARQUES
COORDENADOR-ASSISTENTE DA AGÊNCIA FOLHA
Depois da aposentadoria do
Corsa Classic 1.6 automático
em 2005, pessoas com deficiência -ou as que quisessem
dirigir sem ter de acionar o pedal da embreagem- ficaram
sem uma opção econômica para o transporte individual.
De olho nesse mercado, a VW
lança o Gol 1.6 I-Motion, a versão automatizada do carro
campeão de vendas, que atrai
pelo preço. Com as isenções para deficientes, ele vai de R$ 34,6
mil para quase R$ 26 mil.
Mesmo assim, ainda é difícil
esquecer o amplo porta-malas
do sedã da Chevrolet ou o conforto do versátil Honda Fit
(R$ 57,9 mil), um dos preferidos pelos cadeirantes.
No Gol, falta praticidade para
colocar a cadeira de rodas no
pequeno bagageiro (285 litros).
Para levá-la no porta-malas, só
rebatendo o encosto do banco
traseiro, o que acaba com a possibilidade de transportar, ali,
familiares ou amigos.
Se o cadeirante quiser colocar o equipamento por conta
própria no veículo, o trabalho
vai ser dobrado. O vão da porta
é estreito, e carro, baixo.
Outra falha do Gol -além do
fato de direção hidráulica e vidros elétricos, por exemplo, serem opcionais- é que a alavanca de ajuste de distância do
banco fica do lado direito do
banco. Dependendo da limitação do motorista, a operação vira um show de malabarismo.
Pelo menos há regulagem de
altura do assento, como no VW
Voyage I-Motion (R$ 37 mil).
Mas é acelerando que o Gol
1.6 (104 cv) mostra quais são
suas principais virtudes.
Em ultrapassagens, chega a
ser mais esperto que o Fit 1.5
(116 cv), aponta o teste Folha-Mauá. Enquanto o Volks precisa de 12s para retomar de 80 a
120 km/h, a minivan da Honda
é 1,4s mais lenta.
O câmbio do Gol também
ajuda no consumo rodoviário.
A versão 1.6 automatizada é 7%
mais econômica que a 1.0 manual (11,9 km/l de álcool).
Tremeliques
Por outro lado, quem está
acostumado à maciez das trocas dos carros automáticos vai
achar o câmbio automatizado
do Gol um tanto desconfortável
-mesmo que ainda seja um dos
melhores do segmento.
Em um congestionamento, a
baixa velocidade faz o compacto dar pequenos tremeliques
até encontrar a marcha certa.
Aí, é preciso, além de dosar o
acelerador, agradecer à engenharia da VW, pois automatizar o câmbio de qualquer carro
manual para pessoa com deficiência não sai por menos de
R$ 6.000, o dobro do que o Gol
pede para se livrar do pedal da
embreagem.
O autor é cadeirante e edita o blog http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br
A VW cedeu o Gol para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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