São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2008

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Fábrica deve fornecer 2ª via de manual

Além de destrinchar carro, livreto é importante para garantia de fábrica; Fiat cobra até R$ 70 por um novo

DA REDAÇÃO

A polêmica em torno do banco do Fox -que pode voltar e arrancar um pedaço do dedo de quem o rebate- pode, segundo a Volkswagen, ser evitada ao ler o manual do proprietário.
Mas como fica quem não o tem? No site Mercado Livre, uma cópia custa até R$ 60; para outros modelos, como o Fiat Palio e a Kia Besta, R$ 40.
De qualquer forma, a fábrica deve fornecer uma nova cópia. De acordo com o Procon-SP, deve-se pedir à montadora ou a uma revenda. Será legal se houver cobrança.
A Volkswagen, que não cobra o novo manual, entende que ele é parte da documentação do carro e, como tal, deve ser exigido na compra. Mas, se não existir mais, deverá ser solicitado à central de atendimento.
A Fiat informa que, numa autorizada, é preciso informar o número do chassi e os dados pessoais. Em até 15 dias, a fábrica promete entregar o novo manual. Para o Mille e o Palio, o custo é de R$ 61,89; para os demais modelos, R$ 70,12.
A Ford -que também isenta o consumidor de cobranças- informa que, se o carro ainda estiver em garantia, bastará procurar uma concessionária. Caso contrário, será preciso ligar para o serviço de atendimento da montadora, que checará sua disponibilidade.
Donos de Chevrolet 2008 podem baixar no site da fábrica, sem custo, o manual. Mas quem prefere a versão impressa deve pagar R$ 50 a uma loja.
Se a Chevrolet, a VW, e a Ford prometem buscar o livreto de modelos que já saíram de linha, a Fiat diz que ele está disponível durante a garantia -a carroceria do Mille é protegida por quatro anos, um a menos que a de outros veículos.


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