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Fábrica deve fornecer 2ª via de manual
Além de destrinchar carro, livreto é importante para garantia de fábrica; Fiat cobra até R$ 70 por um novo
DA REDAÇÃO
A polêmica em torno do banco do Fox -que pode voltar e
arrancar um pedaço do dedo de
quem o rebate- pode, segundo
a Volkswagen, ser evitada ao ler
o manual do proprietário.
Mas como fica quem não o
tem? No site Mercado Livre,
uma cópia custa até R$ 60; para
outros modelos, como o Fiat
Palio e a Kia Besta, R$ 40.
De qualquer forma, a fábrica
deve fornecer uma nova cópia.
De acordo com o Procon-SP,
deve-se pedir à montadora ou a
uma revenda. Será legal se houver cobrança.
A Volkswagen, que não cobra
o novo manual, entende que ele
é parte da documentação do
carro e, como tal, deve ser exigido na compra. Mas, se não existir mais, deverá ser solicitado à
central de atendimento.
A Fiat informa que, numa autorizada, é preciso informar o
número do chassi e os dados
pessoais. Em até 15 dias, a fábrica promete entregar o novo
manual. Para o Mille e o Palio, o
custo é de R$ 61,89; para os demais modelos, R$ 70,12.
A Ford -que também isenta
o consumidor de cobranças-
informa que, se o carro ainda
estiver em garantia, bastará
procurar uma concessionária.
Caso contrário, será preciso ligar para o serviço de atendimento da montadora, que checará sua disponibilidade.
Donos de Chevrolet 2008 podem baixar no site da fábrica,
sem custo, o manual. Mas
quem prefere a versão impressa deve pagar R$ 50 a uma loja.
Se a Chevrolet, a VW, e a
Ford prometem buscar o livreto de modelos que já saíram de
linha, a Fiat diz que ele está disponível durante a garantia -a
carroceria do Mille é protegida
por quatro anos, um a menos
que a de outros veículos.
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