São Paulo, domingo, 24 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

De esportiva, picape Strada e Ranger só têm o nome

Charme da cabine para dois esbarra no desempenho fraco dos utilitários

Mais leve, Fiat Strada Sporting com o novo motor 1.8 E.torQ anda mais que a Ford Ranger Sport 2.3 remodelada

DE SÃO PAULO

Foi o jeitinho brasileiro que, em 1978, deu vida à primeira picape compacta. No entanto, a Fiorino derivada do Fiat 147 tinha caçamba e motor tão raquíticos que mal carregava uma geladeira.
Mesmo assim outras marcas copiaram a ideia e logo as picapinhas viraram objeto de desejo dos jovens, o principal alvo das novas versões esportivas da Strada (132 cv) e da Ranger (150 cv).
Afinal, muitos motoristas veem os utilitários tunados de dois lugares como os modelos que mais se aproximam dos cupês esportivos.
A vantagem é o preço, bem menor. Isso porque as picapes, independentemente da motorização, pagam a menor alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), de 4%. Abaixo até que a dos carros 1.0 (8%).
Assim, a nova versão Sporting da Strada 1.8 (R$ 46,3 mil) sai mais barata que o Siena Sporting 1.6, por exemplo.
"Outra virtude das picapes é que são veículos recreativos. Carregam de bicicleta a barraca de camping", diz Carlos Castilho, pesquisador da área de mobilidade da SAE (sociedade dos engenheiros).
Para ele, o fato de não terem desempenho de cupê não tira delas o apelo jovial. "O conceito de esportividade está mudando", justifica.
O teste Folha-Mauá mostra que a Ranger Sport 2.3 (R$ 56,5 mil), que ganhou para-choque pintado, continua levando longos 20s para arrancar até 120 km/h -5s além da Strada. Pior só quando a espaçosa caçamba da Ford, vazia, deixa a traseira saltitar.
Na picapinha da Fiat, há mais esportividade com a suspensão dura e a menor altura em relação ao solo. Um guarda de trânsito até confundiu a versão tunada de fábrica com uma rebaixada.
Para quem encara isso como um elogio, a Strada Sporting é mesmo imbatível em excentricidade. A Ranger é mais sociável e leva até um terceiro ocupante na cabine, mesmo que não tenha airbags nem como opcional.
(FN)


Texto Anterior: Debutantes em destaque
Próximo Texto: Supresa nas vendas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.