São Paulo, domingo, 24 de abril de 2011 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
De esportiva, picape Strada e Ranger só têm o nome Charme da cabine para dois esbarra no desempenho fraco dos utilitários Mais leve, Fiat Strada Sporting com o novo motor 1.8 E.torQ anda mais que a Ford Ranger Sport 2.3 remodelada DE SÃO PAULO Foi o jeitinho brasileiro que, em 1978, deu vida à primeira picape compacta. No entanto, a Fiorino derivada do Fiat 147 tinha caçamba e motor tão raquíticos que mal carregava uma geladeira. Mesmo assim outras marcas copiaram a ideia e logo as picapinhas viraram objeto de desejo dos jovens, o principal alvo das novas versões esportivas da Strada (132 cv) e da Ranger (150 cv). Afinal, muitos motoristas veem os utilitários tunados de dois lugares como os modelos que mais se aproximam dos cupês esportivos. A vantagem é o preço, bem menor. Isso porque as picapes, independentemente da motorização, pagam a menor alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), de 4%. Abaixo até que a dos carros 1.0 (8%). Assim, a nova versão Sporting da Strada 1.8 (R$ 46,3 mil) sai mais barata que o Siena Sporting 1.6, por exemplo. "Outra virtude das picapes é que são veículos recreativos. Carregam de bicicleta a barraca de camping", diz Carlos Castilho, pesquisador da área de mobilidade da SAE (sociedade dos engenheiros). Para ele, o fato de não terem desempenho de cupê não tira delas o apelo jovial. "O conceito de esportividade está mudando", justifica. O teste Folha-Mauá mostra que a Ranger Sport 2.3 (R$ 56,5 mil), que ganhou para-choque pintado, continua levando longos 20s para arrancar até 120 km/h -5s além da Strada. Pior só quando a espaçosa caçamba da Ford, vazia, deixa a traseira saltitar. Na picapinha da Fiat, há mais esportividade com a suspensão dura e a menor altura em relação ao solo. Um guarda de trânsito até confundiu a versão tunada de fábrica com uma rebaixada. Para quem encara isso como um elogio, a Strada Sporting é mesmo imbatível em excentricidade. A Ranger é mais sociável e leva até um terceiro ocupante na cabine, mesmo que não tenha airbags nem como opcional. (FN) Texto Anterior: Debutantes em destaque Próximo Texto: Supresa nas vendas Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |