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São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003

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CARTAS

Defeito no câmbio da Scénic
"Adquiri uma Scénic RT 2.0 em outubro de 2001. Em agosto do ano passado, o veículo apresentou defeito no câmbio e foi encaminhado à revenda Grand Brasil. Menos de um ano depois, o carro enfrentou a mesma falha e precisou ser guinchado. Fui informado de que a garantia do câmbio não foi estendida pela Renault e que eu teria apenas um desconto de 35% nas peças, tendo de pagar mais de R$ 1.000 pelo conserto."
Mário Alberto Melarnoude (São Paulo, SP)

Resposta - A Renault afirma que o veículo foi entregue ao cliente em perfeitas condições de uso em 1º de agosto.

Réplica - O leitor confirma a informação, mas diz que, depois da entrega, vendeu o carro.

Polo parado na revenda
""Em agosto de 2002, adquiri um Polo 1.6. Com menos de um ano, começou a vazar óleo. Levei o carro à concessionária, e foi constatado problema na bomba da direção hidráulica. Soube por um mecânico que essa disfunção é comum nos primeiros Polo. O que me deixou extremamente descontente com a VW foi o fato de a montadora não ter a mínima preocupação com a segurança dos seus clientes, pois a direção poderia travar a qualquer momento, tanto que o carro ficou retido na concessionária. O mínimo que poderia ser feito nessa situação seria deixar algumas peças disponíveis nas revendas para atenuar o transtorno."
Luciano Linhares Martins (Florianópolis, SC)

Resposta - A Volkswagen diz que consultou o gerente técnico da Futura e foi informada de que, após as correções realizadas, o veículo foi entregue ao cliente no dia 15 de agosto.

Réplica - O leitor afirma que o problema parece resolvido.

Polo com vários defeitos
"No dia 30 de junho, adquiri na revenda Covenac um Polo 1.6. Depois de quatro dias de uso, um dos pneus dianteiros esvaziou totalmente. O borracheiro constatou que o bico de válvula tinha um pequeno vazamento. Na semana seguinte, o carro apresentou barulho no painel frontal. No dia 21 de julho, o ar-condicionado parou de funcionar, os barulhos voltaram no painel e apareceram na suspensão."
João Alfredo Gritti (Campinas, SP)

Resposta - A Volkswagen diz que o carro foi entregue ao cliente, em condições normais de uso, no dia 23 de julho, ocasião em que confirmou o conserto.

Insatisfação com a Renault
"Comprei um Clio 1.0 em março de 2001. Antes mesmo de completar um ano de uso, precisei utilizar a garantia para o reparo do volante, que estava fazendo ruídos quando esterçado. Mas esse rangido apareceu pela segunda vez em dezembro do ano passado. Agora o carro está novamente na França Motores, que quer cobrar uma taxa de R$ 95 para a averiguação do problema e somente depois é que seria feito o reparo, com uma cobrança de outros R$ 95."
Adriana Nishiyama (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a Renault, foi agendada a verificação no veículo, sem nenhuma cobrança.
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