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Após 4x4 nacional, Nissan ataca com carro importado
Frontier e XTerra brasileiros conviverão com japonês, mexicano e tailandês
DA REDAÇÃO
O plano de crescimento da
Nissan envolve o Brasil. Até
2009, a montadora vai lançar
seis modelos -porém só anunciou os primeiros quatro. Neste
ano, chega o japonês Murano;
em 2007, os mexicanos Sentra
e Tiida e uma picape tailandesa,
ainda sem nome definido.
Atualmente, a empresa vende aqui a picape Frontier, os
utilitários XTerra e Pathfinder
e o esportivo 350Z. "Sabemos
que somos conhecidos pelos
4x4", diz Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul.
Para aumentar as vendas de
7.000 unidades (previsão para
2006) para 40 mil (em 2009),
um dos pilares será o aumento
da notoriedade da marca. O
Murano aposta no design -é
chamado pela fábrica de "escultura em movimento"-, o Tiida
será o primeiro hatch da Nissan
no Brasil, e a picape se preocupa com o luxo: só terá câmbio
automático, trabalhando com
um motor de 174 cv (cavalos).
Equipado com o mesmo propulsor 3.5 V6 (seis cilindros em
"V") do 350Z, o Murano mistura capacidade "off-road" com
conforto de sedã. As vendas começam em dois meses por um
preço ainda não definido, mas
entre R$ 230 mil e R$ 250 mil.
O segundo lançamento será
no competitivo segmento dos
sedãs. "Há mais espaço, potência e estilo que em qualquer outra geração do Sentra", descreve Nélio Bilate, diretor de vendas e marketing da empresa. O
motor 2.0 gera 140 cv -hoje,
são 115 cv-, e o câmbio poderá
ser manual ou automático.
Inicialmente importada da
Tailândia, a picape é o único
modelo que será nacionalizado
-o plano de crescimento também envolve a produção local, o
que aumenta a velocidade de
resposta ao mercado. É chamada de Frontier em alguns países, como os Estados Unidos, e
de Navara em outros, caso da
Espanha, onde custa a partir de
20.710 (R$ 60 mil). A geração
atual parte de R$ 68.099.
Ela vai emprestar o desenho
dianteiro ao XTerra, provavelmente daqui a dois anos. "O
XTerra vai mudar", confirma
Bilate, sem dar detalhes.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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