São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espaçoso, Tiida supera maior destaque do Fit

DO "NEW YORK TIMES"

O Honda Fit e o Toyota Yaris provaram que os pequenos carros de hoje trazem boas idéias. O Nissan Tiida é outro exemplo, ocupando o espaço que o Sentra deixou ao ficar maior e mais caro em sua nova geração.
Assim como os dois concorrentes, o Tiida procura ser diminuto sem punir os passageiros. Nos EUA, há duas versões de acabamento, com preço inicial de US$ 13.165 (R$ 28,3 mil). O problema é que os opcionais aumentam muito o preço. A versão topo de linha vai a US$ 17.415 (R$ 37,4 mil) com itens como freios com ABS (antitravamento) e sistema de áudio.
Além do motor maior, o Tiida oferece mais opcionais que o Honda e o Toyota: teto solar, sistema de telefone via Bluetooth e uma chave inteligente que abre as portas quando o motorista se aproxima.
Seis airbags são de série (incluindo laterais e de "cortina"), e os encostos de cabeça dianteiros são ativos, protegendo o corpo contra o efeito chicote.
O Tiida é quase 30 cm mais comprido que o Fit, e o comprimento extra se reflete no banco de trás. No Nissan, são 97 cm de espaço para as pernas, batendo o Fit em mais de 10 cm. O espaço do porta-malas também é generoso: 318 litros.
Nesse caso, o Fit é melhor, com 380 l, e mais flexível. Seus bancos dobram e assumem quatro configurações diferentes. Numa delas, escondem-se no chão, formando uma superfície de carga totalmente plana.
Embora os bancos traseiros do Tiida sejam deslizantes, eles, quando rebatidos, não ficam no chão como os do Fit. Resultado: mais baixos que os dianteiros, criam um compartimento dividido em dois.

Dinâmica
Maior, o Tiida também é mais pesado que os concorrentes. Então, é normal que consuma um pouco a mais. O consumo médio foi de 13,2 km/l -numa velocidade um pouco acima da permitida e com algumas "esticadas". Oficialmente, com câmbio CVT (continuamente variável), faz 12,8 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. O Fit 1.5, segundo o teste Folha-Mauá, marca, respectivamente, 12,0 km/l e 15,9 km/l.
O motor 1.8 é novo e o mais potente da categoria. Oferece 122 cv (cavalos) e 17,5 kgfm. O Fit tem 105 cv. Ele se mostrou silencioso, a não ser quando o motorista pisa mais fundo. Um câmbio manual de seis velocidades também está disponível.
Nas retas, a direção elétrica é precisa, mas, quando as curvas se acentuam, o Tiida testa o motorista. O problema é que ele "sai" ao entrar numa curva, mas a carroceria se assenta rapidamente, permitindo continuar a viagem com segurança.
O Tiida, o Fit e o Yaris levantam uma pergunta: a atitude do americano -habituado a picapes e utilitários grandes- em relação aos carros pequenos mudou tanto para o Nissan ter sucesso? As montadoras dizem que as vendas crescerão. O Fit e o Yaris são um bom um começo, mas o Tiida, com sua capacidade de carga e seu espaço interior, é uma opção melhor.


Texto Anterior: Conheça as novidades
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.