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Espaçoso, Tiida supera maior destaque do Fit
DO "NEW YORK TIMES"
O Honda Fit e o Toyota Yaris
provaram que os pequenos carros de hoje trazem boas idéias.
O Nissan Tiida é outro exemplo, ocupando o espaço que o
Sentra deixou ao ficar maior e
mais caro em sua nova geração.
Assim como os dois concorrentes, o Tiida procura ser diminuto sem punir os passageiros. Nos EUA, há duas versões
de acabamento, com preço inicial de US$ 13.165 (R$ 28,3 mil).
O problema é que os opcionais
aumentam muito o preço. A
versão topo de linha vai a US$
17.415 (R$ 37,4 mil) com itens
como freios com ABS (antitravamento) e sistema de áudio.
Além do motor maior, o Tiida
oferece mais opcionais que o
Honda e o Toyota: teto solar,
sistema de telefone via Bluetooth e uma chave inteligente
que abre as portas quando o
motorista se aproxima.
Seis airbags são de série (incluindo laterais e de "cortina"),
e os encostos de cabeça dianteiros são ativos, protegendo o
corpo contra o efeito chicote.
O Tiida é quase 30 cm mais
comprido que o Fit, e o comprimento extra se reflete no banco
de trás. No Nissan, são 97 cm de
espaço para as pernas, batendo
o Fit em mais de 10 cm. O espaço do porta-malas também é
generoso: 318 litros.
Nesse caso, o Fit é melhor,
com 380 l, e mais flexível. Seus
bancos dobram e assumem
quatro configurações diferentes. Numa delas, escondem-se
no chão, formando uma superfície de carga totalmente plana.
Embora os bancos traseiros
do Tiida sejam deslizantes,
eles, quando rebatidos, não ficam no chão como os do Fit.
Resultado: mais baixos que os
dianteiros, criam um compartimento dividido em dois.
Dinâmica
Maior, o Tiida também é
mais pesado que os concorrentes. Então, é normal que consuma um pouco a mais. O consumo médio foi de 13,2 km/l -numa velocidade um pouco acima
da permitida e com algumas
"esticadas". Oficialmente, com
câmbio CVT (continuamente
variável), faz 12,8 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. O Fit
1.5, segundo o teste Folha-Mauá, marca, respectivamente, 12,0 km/l e 15,9 km/l.
O motor 1.8 é novo e o mais
potente da categoria. Oferece
122 cv (cavalos) e 17,5 kgfm. O
Fit tem 105 cv. Ele se mostrou
silencioso, a não ser quando o
motorista pisa mais fundo. Um
câmbio manual de seis velocidades também está disponível.
Nas retas, a direção elétrica é
precisa, mas, quando as curvas
se acentuam, o Tiida testa o
motorista. O problema é que
ele "sai" ao entrar numa curva,
mas a carroceria se assenta rapidamente, permitindo continuar a viagem com segurança.
O Tiida, o Fit e o Yaris levantam uma pergunta: a atitude do
americano -habituado a picapes e utilitários grandes- em
relação aos carros pequenos
mudou tanto para o Nissan ter
sucesso? As montadoras dizem
que as vendas crescerão. O Fit e
o Yaris são um bom um começo, mas o Tiida, com sua capacidade de carga e seu espaço interior, é uma opção melhor.
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