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LUXO
Versão 2.5 V6, que custa US$ 44,99 mil, oferece um bom desempenho; acabamento interno é ponto fraco
Novo Galant quer brigar com alemães
MARCELO PIZANI
da Reportagem Local
O Galant, o topo-de-linha da
Mitsubishi no
Brasil, voltou
modificado na
linha 98. A marca japonesa ambiciona roubar
alguns consumidores dos sedãs
Série 3, da BMW, e A4, da Audi.
Para isso, criou um outro modelo
com uma vantajosa relação custo-benefício.
Aliás, dois modelos: um com
motor quatro cilindros, com 16
válvulas, de 136 cavalos, e um V6,
24 válvulas, de 163 cavalos.
A estratégia inicial da Mitsubishi
para vender os primeiros Galant
no Brasil em 1994 confundia um
pouco os consumidores, já que a
versão inferior trazia um motor de
maior capacidade volumétrica
(2.400 centímetros cúbicos), porém de quatro cilindros. Já a versão V6 (seis cilindros em forma de
V) tinha 2.000 cc.
Agora a versão V6, chamada VR,
possui 2.500 cc e a quatro cilindros, 2.000 cc.
A Folha testou o modelo mais luxuoso, o VR, com motor V6 e
câmbio manual, que custa US$
44,99 mil.
Se fosse avaliado apenas pelas
suas qualidades mecânicas, esse
sedã japonês daria muito trabalho
aos automóveis alemães.
O novo propulsor V6 tem bastante torque (força) em baixa rotação, uma característica que faz
com que, saindo da inércia, ele ganhe velocidade bem rápido -uma
qualidade muito apreciada nos
modelos alemães.
Teste
No teste realizado pela Folha e
pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o Galant fez de 0 a 100 km/h em
8,6 segundos -na mesma avaliação, a BMW 323 Sport foi mais lenta, acelerando em 8,8 segundos. Os
números de fábrica indicam 225
km/h de velocidade máxima.
O sistema de suspensão é bastante sofisticado. Um Audi A4, por
exemplo, traz suspensão do tipo
"multi-link" (com vários braços
articulados) na dianteira. Um
BMW Série 3 traz esse sistema de
suspensão na traseira.
Já o Mitsubishi Galant oferece esse tipo de suspensão na dianteira e
na traseira.
Isso faz com que o sedã japonês
apresente excelente estabilidade
em curvas e, ao mesmo tempo,
consiga manter o grau de suavidade desejável em um veículo dessa
categoria.
Os freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS (antibloqueio), cumprem bem sua função,
não perdendo eficácia mesmo
quando solicitados em seguidas
frenagens de emergência.
O carro é bastante silencioso, o
que prova que possui um revestimento acústico de boa qualidade.
No interior do carro, o que falta é
um nível de acabamento melhor,
para poder se equiparar a seus rivais importados da Alemanha.
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