São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 1998.



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LUXO
Versão 2.5 V6, que custa US$ 44,99 mil, oferece um bom desempenho; acabamento interno é ponto fraco
Novo Galant quer brigar com alemães

MARCELO PIZANI
da Reportagem Local


O Galant, o topo-de-linha da Mitsubishi no Brasil, voltou modificado na linha 98. A marca japonesa ambiciona roubar alguns consumidores dos sedãs Série 3, da BMW, e A4, da Audi. Para isso, criou um outro modelo com uma vantajosa relação custo-benefício.
Aliás, dois modelos: um com motor quatro cilindros, com 16 válvulas, de 136 cavalos, e um V6, 24 válvulas, de 163 cavalos.
A estratégia inicial da Mitsubishi para vender os primeiros Galant no Brasil em 1994 confundia um pouco os consumidores, já que a versão inferior trazia um motor de maior capacidade volumétrica (2.400 centímetros cúbicos), porém de quatro cilindros. Já a versão V6 (seis cilindros em forma de V) tinha 2.000 cc.
Agora a versão V6, chamada VR, possui 2.500 cc e a quatro cilindros, 2.000 cc.
A Folha testou o modelo mais luxuoso, o VR, com motor V6 e câmbio manual, que custa US$ 44,99 mil.
Se fosse avaliado apenas pelas suas qualidades mecânicas, esse sedã japonês daria muito trabalho aos automóveis alemães.
O novo propulsor V6 tem bastante torque (força) em baixa rotação, uma característica que faz com que, saindo da inércia, ele ganhe velocidade bem rápido -uma qualidade muito apreciada nos modelos alemães.

Teste
No teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o Galant fez de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos -na mesma avaliação, a BMW 323 Sport foi mais lenta, acelerando em 8,8 segundos. Os números de fábrica indicam 225 km/h de velocidade máxima.
O sistema de suspensão é bastante sofisticado. Um Audi A4, por exemplo, traz suspensão do tipo "multi-link" (com vários braços articulados) na dianteira. Um BMW Série 3 traz esse sistema de suspensão na traseira.
Já o Mitsubishi Galant oferece esse tipo de suspensão na dianteira e na traseira.
Isso faz com que o sedã japonês apresente excelente estabilidade em curvas e, ao mesmo tempo, consiga manter o grau de suavidade desejável em um veículo dessa categoria.
Os freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS (antibloqueio), cumprem bem sua função, não perdendo eficácia mesmo quando solicitados em seguidas frenagens de emergência.
O carro é bastante silencioso, o que prova que possui um revestimento acústico de boa qualidade.
No interior do carro, o que falta é um nível de acabamento melhor, para poder se equiparar a seus rivais importados da Alemanha.



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