São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Todas as honras do presidente

Barack Obama chegou à Casa Branca com a limusine mais segura e cara da história

Divulgação
O Cadillac tem até 4 ganchos para amarrar e viajar no avião de Obama


DA REDAÇÃO

Se o Fed (banco central americano) tem tido dificuldade para blindar a economia dos EUA, ao menos o novo presidente do país está seguro para enfrentar os desafios do governo.
É que a General Motors preparou uma limusine Cadillac toda especial para Barack Obama, com a qual ele desfilou na terça-feira a caminho da Casa Branca, acompanhado da sua mulher, Michele, e das duas filhas, Sasha e Malia. Todos devidamente protegidos por chapas e vidros blindados que variam de 12 cm a 20 cm de espessura.
A limusine adota elementos dos Cadillac convencionais, como a grade do sedã CTS e os faróis do utilitário Escalade. Mal comparando, lembra aqueles micro-ônibus brasileiros que aproveitam farol de Gol geração 3 e lanterna de Astra. E com pneus parecidos -a Cadillac tem medidas 285/70 R19,5.
Com a "pequena" diferença que os da limusine podem rodar sem ar, se forem alvejados. O reforço nos flancos suporta as cinco toneladas distribuídas em 5,5 m de comprimento.
Espaço suficiente para acomodar um galão de oxigênio -em caso de atentado com gás tóxico-, bancos de couro individuais e reclináveis, além de computadores e linhas telefônicas ligadas diretamente ao serviço secreto dos EUA.
Tudo isso não podia ficar barato. Estima-se que a GM, responsável também pela blindagem, tenha gastado quase US$ 500 mil (R$ 1,17 milhão). Antes da crise, é claro.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Novos Rivais
Próximo Texto: Escapade quer evitar queda da Peugeot
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.