São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

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À sombra de Frankenstein, Audi A5 Sportback alia cupê a perua

Esportivo vira um desafio para designers ao receber quatro portas; modelo começa a ser vendido no Brasil na próxima semana e deve custar R$ 190 mil

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A INGOLSTADT (ALEMANHA)

Há quase 200 anos, o médico Victor Frankenstein deixava a cidade alemã de Ingolstadt horrorizado com a criatura a que dera vida na história de "Frankenstein", publicado pela inglesa Mary Shelley em 1818.
Hoje, outra expectativa emana da cidade, também conhecida como sede da Audi. Qual será a aparência -e a personalidade- de um cupê que recebe quatro portas?
Apesar do potencial do Audi A5 Sportback para virar um Frankenstein, o designer Wolfgang Egger pode se considerar mais bem-sucedido do que o atormentado Victor, pois conseguiu aliar a elegância do cupê ao conforto da perua.
O modelo é mais baixo que o sedã A4 e está 36 mm mais perto do solo. A frente é curta como no A5 cupê, e a ausência de moldura nas quatro portas reforça a esportividade.
A tampa do porta-malas foi integrada com harmonia à traseira pelo caimento da coluna C e mantém o ar de cupê.
O interior é confortável, mérito do longo entre-eixos (2,81 m) -que oferece 6 cm a mais que o cupê na cabine- e também do acabamento e dos bancos de couro irretocáveis.
Apesar de espaçoso, apenas dois passageiros ficam bem acomodados no banco traseiro, mas o porta-malas de 480 litros acomoda a bagagem de toda a família nas férias.

Na estrada
Avaliado na "autobahn" que liga Nuremberg a Munique, o motor com injeção direta de combustível manteve o bom desempenho, mesmo com o peso extra das novas portas.
Por lá, as famílias mais animadas até podem se divertir acima dos 200 km/h.
Já a tração permanente nas quatro rodas distribui a força entre a traseira e a frente do veículo para grudar o carro no chão. Afasta-se o perigo, fica apenas o frio na barriga.
A transmissão automática continuamente variável de sete velocidades (S-Tronic) realiza trocas suaves e precisas.
O Sportback recebeu a opção de motores 2.0 -o cupê tem apenas o 3.2 V6 de 269 cv. A versão testada pela Folha foi a 2.0 de 170 cv, a diesel. Para o Brasil virá apenas a movida a gasolina, de 214 cv.
O modelo conta com sistema que desliga o motor quando o carro está parado, para poupar combustível (Start-Stop). Itens como o sistema de navegação serão opcionais.
As vendas no Brasil começam na próxima semana. O Sportback deverá custar cerca de R$ 190 mil -cerca de R$ 70 mil a menos que o A5 cupê, que parte de R$ 260 mil.


O jornalista viajou a convite da Audi, que cedeu o A5 Sportback para avaliação


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