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À sombra de Frankenstein, Audi A5 Sportback alia cupê a perua
Esportivo vira um desafio para designers ao receber quatro portas; modelo começa a ser vendido no Brasil na próxima semana e deve custar R$ 190 mil
RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A INGOLSTADT (ALEMANHA)
Há quase 200 anos, o médico
Victor Frankenstein deixava a
cidade alemã de Ingolstadt horrorizado com a criatura a que
dera vida na história de "Frankenstein", publicado pela inglesa Mary Shelley em 1818.
Hoje, outra expectativa emana da cidade, também conhecida como sede da Audi. Qual será a aparência -e a personalidade- de um cupê que recebe
quatro portas?
Apesar do potencial do Audi
A5 Sportback para virar um
Frankenstein, o designer Wolfgang Egger pode se considerar
mais bem-sucedido do que o
atormentado Victor, pois conseguiu aliar a elegância do cupê
ao conforto da perua.
O modelo é mais baixo que o
sedã A4 e está 36 mm mais perto do solo. A frente é curta como no A5 cupê, e a ausência de
moldura nas quatro portas reforça a esportividade.
A tampa do porta-malas foi
integrada com harmonia à traseira pelo caimento da coluna C
e mantém o ar de cupê.
O interior é confortável, mérito do longo entre-eixos (2,81
m) -que oferece 6 cm a mais
que o cupê na cabine- e também do acabamento e dos bancos de couro irretocáveis.
Apesar de espaçoso, apenas
dois passageiros ficam bem
acomodados no banco traseiro,
mas o porta-malas de 480 litros
acomoda a bagagem de toda a
família nas férias.
Na estrada
Avaliado na "autobahn" que
liga Nuremberg a Munique, o
motor com injeção direta de
combustível manteve o bom
desempenho, mesmo com o peso extra das novas portas.
Por lá, as famílias mais animadas até podem se divertir
acima dos 200 km/h.
Já a tração permanente nas
quatro rodas distribui a força
entre a traseira e a frente do
veículo para grudar o carro no
chão. Afasta-se o perigo, fica
apenas o frio na barriga.
A transmissão automática
continuamente variável de sete
velocidades (S-Tronic) realiza
trocas suaves e precisas.
O Sportback recebeu a opção
de motores 2.0 -o cupê tem
apenas o 3.2 V6 de 269 cv. A
versão testada pela Folha foi a
2.0 de 170 cv, a diesel. Para o
Brasil virá apenas a movida a
gasolina, de 214 cv.
O modelo conta com sistema
que desliga o motor quando o
carro está parado, para poupar
combustível (Start-Stop). Itens
como o sistema de navegação
serão opcionais.
As vendas no Brasil começam na próxima semana. O
Sportback deverá custar cerca
de R$ 190 mil -cerca de
R$ 70 mil a menos que o A5 cupê, que parte de R$ 260 mil.
O jornalista viajou a convite da Audi, que cedeu o
A5 Sportback para avaliação
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