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São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

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CARTAS

Recall de S10 e Blazer
"A Folha noticiou, em 2 de maio, que a Chevrolet anunciou um recall de S10 e Blazer fabricados em 1996 e 1997 para verificar a cobertura do motor e os circuitos que controlam os limpadores de pára-brisa. Sou proprietário de um Blazer 4.3 96/97 e gostaria de saber se esse recall anunciado nos EUA é mundial."
Vanderlei Longo (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors diz que, em 1996, o Blazer já era feito no Brasil e, portanto, não faz parte do recall anunciado. Mas, se tiver sido adquirido de um importador independente, o consumidor deve checar se o número do chassi está entre os anunciados.

Peugeot com barulhos
"Comprei um Peugeot 206 1.0 16V, em novembro de 2001. Em julho do ano passado, na primeira revisão e em período de garantia, reclamei na concessionária Paris de um barulho estranho na parte traseira do veículo. Feita a revisão, os técnicos nada constataram e me entregaram o carro sem solucionar o problema. Em março, voltei à autorizada com o mesmo problema, e encontraram o defeito. Segundo eles, tratava-se do rolamento do eixo traseiro, que não era coberto pela garantia. O que mais me deixou indignado foi o valor do conserto: R$ 2.203,16."
Maurício Nakano (São Paulo, SP)

Resposta - A Peugeot respondeu que não foi possível atender à solicitação do cliente, já que seu automóvel encontrava-se fora do período coberto pela garantia de fábrica. Segundo a montadora, trata-se de um desgaste normal do componente.

Réplica - O leitor disse à Folha que não acredita que um rolamento tenha uma vida útil de 9.600 quilômetros e que o problema apareceu antes do término da garantia.

Falta de peça para o Siena
"Levei meu Siena 2002 à autorizada Roma para reparar danos decorrentes de uma batida. Devido à falta do revestimento interno, a revenda fez um pedido à Fiat, no dia 26 de fevereiro. Depois do erro da montadora em achar que já havia faturado a peça para a concessionária e de eu ter aberto um chamado no atendimento ao consumidor, o componente até agora não foi fornecido. Também não há previsão de sua chegada, muito menos da entrega do veículo."
Carlos Daniel Oliveira de Alencar (Belo Horizonte, MG)

Resposta - A Fiat diz que a concessionária Roma concluiu os reparos do veículo no dia 14 de abril e o restituiu ao cliente em perfeitas condições de uso. Segundo a montadora, o cliente foi contatado e confirmou a conclusão dos reparos.

Transferência
"Gostaria de saber como proceder para localizar o proprietário anterior do veículo que adquiri, pois perdi o recibo antes de fazer a transferência."
Glaucia Regina Silveira (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a leitora deve comparecer ao órgão e tirar um extrato do cadastro do veículo. O antigo dono precisa fazer uma declaração de perda da documentação, com firma reconhecida. Para a transferência, é preciso cópia dos documentos (identidade, CPF e comprovante de residência) do antigo proprietário, além do decalque do chassi.

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