UOL


São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO

Novo modelo da Mitsubishi chega nesta semana por R$ 108,4 mil; Pajero Sport 4x2 deixa de ser comercializado

Airtrek mistura conforto de perua e estilo de SUV

DO ENVIADO ESPECIAL A SÃO ROQUE (SP)

Muito mais que nome de versão da Volkswagen Parati, "crossover" significa que um veículo mistura características de categorias diferentes, como uma perua e um utilitário esportivo. É essa a principal característica do Airtrek, modelo que a Mitsubishi começa a vender nos próximos dias.
O Airtrek se posiciona entre o Pajero TR4 e o Sport, cuja versão 4x2 deixa de ser oferecida por aqui. Usando um dólar a R$ 2,85, a Mitsubishi fixou o preço do lançamento em R$ 108,4 mil -seu único opcional é o revestimento em couro dos bancos, pelo qual se paga mais R$ 1.500. O TR4 custa R$ 66.640, e o Sport, R$ 123.110.
"Nosso foco são os veículos 4x4, mas continuamos vendendo os outros modelos", diz Eduardo de Souza Ramos, presidente da Mitsubishi Motors Brasil. Não que o Airtrek possa encarar desafios muito radicais, mas essa não é sua intenção. "Queremos atrair donos de sedãs de luxo e de legítimos utilitários esportivos."
No Airtrek, a tração é permanente nas quatro rodas. O sistema de diferencial central é o mesmo do Lancer Evolution, também utilizado nos carros que disputam o Campeonato Mundial de Rally.

Motor 2.4
A vantagem de um "crossover" como esse japonês é que o motorista tem uma posição mais elevada de dirigir, mas o carro oferece uma estabilidade que em geral os utilitários não têm. Sua distância do solo é de 205 mm, mais que a de um BMW X5 (194 mm).
O desempenho vem do motor 2.4, de 136 cavalos e 20,9 kgfm. "Não é esportivo, mas confortável para o uso normal", diz Souza Ramos. Facilita a condução no trânsito urbano o câmbio automático com opção de trocas manuais. Porém o porta-malas fica devendo: comporta 402 l, 58 l a menos que uma Fiat Palio Adventure.
O conforto também está no bom espaço interno e nos itens de série: trio elétrico, toca-CDs, ar-condicionado, apoio de braços no banco traseiro com porta-copos e banco do motorista com regulagem lombar e de altura. Ainda há freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da força de frenagem) e airbags frontais.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Texto Anterior: Feira: Evento de autopeças começa hoje e vai até quinta-feira
Próximo Texto: Ficha técnica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.