São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004

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UTILITÁRIOS

O BMW anda mais e traz mais equipamentos que o Volkswagen, único que permite escolher a altura da suspensão

No duelo lama-luxo, X5 supera Touareg

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Paris quer proibir a circulação de utilitários esportivos em seu centro, e o prefeito de Londres já disse que os jipões são ruins e desnecessários para a cidade. Mesmo assim, eles continuam atraindo consumidores em todo o planeta. Neste canto da América, as novidades são Volkswagen Touareg e BMW X5.
O Touareg é a primeira experiência da VW nesse segmento. Parece ter agradado em cheio. Custando US$ 117.293,43 (cerca de R$ 350 mil), as 50 primeiras unidades foram vendidas assim que anunciadas. Basta ter a chave por perto para ligar o motor 4.2 V8 (oito cilindros em "V") -ele também é o único a ter suspensão com quatro regulagens de altura.
O X5 4.4i, de R$ 389 mil, recebeu um "face-lift", e o motor ganhou 30 cavalos -passou para 320 cv. Do pára-choque ao pára-brisa, o BMW sofreu alterações: as entradas de ar estão mais largas, o capô passa a ter vincos, e os faróis receberam novos contornos. Pode parecer pouco, mas foi o suficiente para lhe dar um ar mais moderno.
Os dois foram feitos com condições para andar na terra, mas estima-se que 90% dos motoristas usem os utilitários esportivos só no asfalto. Por isso as montadoras capricham nos motores. Os dois são V8, mas o X5 tem 4.398 cm3 de cilindrada, e o Touareg, 4.172 cm3. Os valores de potência são próximos: 320 cv e 310 cv, respectivamente. Mas a diferença está no torque. O BMW conta com 44,9 kgfm, e o VW, 41,8 kgfm.
Essas pequenas vantagens do X5 deixam o Touareg para trás. Ele foi mais lento em todas as provas de aceleração e retomada, mas é mais silencioso e, em alguns casos, freia melhor. Partindo da imobilidade, o X5 chega aos 100 km/h em 7,99s, contra 8,79s do Volkswagen -com o motor antigo, o BMW levava 8,27s.
Na retomada mais equilibrada, o Touareg é 0,53s mais lento que o X5. São 4,63s contra 4,10s para ir de 80 a 100 km/h. Entre 60 e 120 km/h, o "buraco" foi de 1,6s.

Tração
Quem tiver coragem de colocar essas fortunas na lama não se arrependerá. A Volkswagen apostou na tecnologia para não "sujar" sua estréia no fora-de-estrada. O Touareg é equipado com três diferenciais com bloqueios eletrônicos. O sistema dimensiona o carro para qualquer terreno. Basta acionar um botão no painel para permitir a concentração da força ou no eixo dianteiro ou no traseiro.
Junto com a reestilização, o X5 ganhou o xDrive. Em uma superfície escorregadia, ele reconhece imediatamente a necessidade de mudar a distribuição de força para rodas que ainda estão em contato com o solo. No asfalto, ele ajuda o motorista a não capotar. Para tanto, usa sensores nas rodas, volante e freios, entre outros.
Mas esses jipões não poderiam deixar de oferecer o que há de melhor em conforto. Para começar, têm câmbio automático com trocas manuais. O Touareg conta com alavancas atrás do volante, que requerem intimidade, pois é comum acioná-las em vez da seta.
Enquanto o X5 estiver parado, os ocupantes podem ver televisão. Ele também tem teto solar elétrico, opcional que sai por US$ 2.583 no Touareg. A BMW optou pelo acabamento em alumínio, e a VW permite que o comprador escolha entre as madeiras murta e vavona.


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