São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004

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"OFF-ROAD"

Para concorrer com o Ford, Chevrolet ganha versão com custo 22% menor; nova S10 quer ampliar público 4x4

EcoSport faz preço do Blazer cair 22,16%

Divulgação
Limitada a 1.200 carros, o Blazer Advantage tem tração 4x2


DO ENVIADO ESPECIAL A GOIÂNIA

O sucesso de vendas do Ford EcoSport (18.294 unidades comercializadas no primeiro semestre) fez a concorrência se mexer. Para disputar mercado com o jipinho, a General Motors lançou o utilitário esportivo Chevrolet Blazer Advantage, uma série especial com 1.200 unidades que chega ao consumidor por R$ 49.990.
Isso significa redução de 22,16% em relação ao preço de um Blazer normal, que sai por R$ 64.232 em sua versão básica. O EcoSport 1.6 tem preço fixado em R$ 42.220, e o 2.0 fica em R$ 55.990.
É um carro econômico em acabamento para chegar a esse preço. O motor é a gasolina, a tração, apenas 4x2, e o câmbio, manual. Vem de série com ar-condicionado e direção hidráulica.
Na versão mais sofisticada, tem também freios ABS (antitravamento) nas quatro rodas e trio elétrico, ao preço de R$ 55.990, o mesmo que o EcoSport 2.0.

Fim dos pulos
Até a GM admitiu que o carro pula muito. Na apresentação da série, a companhia disse que resolveu o problema. A Folha experimentou o utilitário num circuito fechado de terra. Pareceu sacolejar menos, mas é preciso rodar em asfalto esburacado para avaliar.
O Chevrolet, que está vendendo bem menos que o Ford (805 no primeiro semestre), apresenta algumas vantagens: altura do chão (25 cm x 20 cm), capacidade de carga (725 kg x 450 kg) e espaço no porta-malas (435 l x 292 l).
Por outro lado, uma vantagem do EcoSport é a potência. Apesar do motor menor -é 2.0, contra o 2.4 do Chevrolet-, o Ford entrega 143 cv (cavalos), enquanto o Blazer oferece 128 cv.
Segundo a GM, o Blazer acelera de 0 a 100 km/h em 13s. O consumo é de 8,0 km/l na cidade e de 10,2 km/l na estrada. De acordo com teste Folha-Mauá realizado em março, o EcoSport gasta 10,67s para ir de 0 a 100 km/h. O consumo é de 8,5 km/l na cidade, enquanto faz 11,1 km/l na estrada.
A GM afirma que está mesmo interessada na disputa com o jipinho da Ford. Segundo a montadora, a maior concentração de mercado de utilitários esportivos está na faixa de R$ 40 mil a R$ 60 mil. A idéia é atingir um público que gosta da emoção de carros de aventura, mas não tem dinheiro para pagar um verdadeiro 4x4.

Mais radical
Já não é o caso da também série especial S10 Sertões, lançada junto com seu "irmão" Blazer. Com motor a diesel e tração nas quatro rodas, ela pretende atingir um nicho mais avançado do mercado.
Dispondo de recursos "off-road" de verdade, o que inclui reduzida ao toque de um botão, essa picape já faz sua seleção inicial de público pelo preço: R$ 82.490. A GM diz que a intenção é alcançar fazendeiros ou aventureiros que moram em cidades médias ou grandes. Entre seus compradores, 90% devem ser homens.
Equipada com motor 2.8 turbodiesel, a picape de cabine dupla tem suspensão eficiente, que, mesmo em situações radicais, não deixa os ocupantes sentirem as dores da passagem. Visualmente, a série tem como diferenciais santantônio e estribos laterais, além de emblemas "Sertões".

Armando Pereira Filho viajou a convite da General Motors do Brasil



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